SSP/SC

Verde e amarelo tomam conta da Beira-Mar Continental no Desfile da Independência em Florianópolis

Foto: Eduardo Valente / SECOM

A Beira-Mar Continental de Florianópolis se vestiu de verde e amarelo para celebrar a pátria, neste sábado, 7 de setembro. O 202° aniversário da Independência do Brasil foi comemorado com o tradicional Desfile Cívico-Militar. Pouco depois das 9h, logo após o fogo simbólico da pátria ter sido aceso, o governador Jorginho Mello autorizou o início da comemoração, que contou com apresentações de escolas da Grande Florianópolis, além dos membros das forças armadas e de segurança.

“É um momento em que todos nós comemoramos para fortalecer a nossa independência, as autoridades constituídas. Vejo isso com muito espírito de patriota. O povo vem, as escolas participam, a juventude participa. O dia 7 de setembro é um dia que todos que nós respeitamos. Eu me lembro que desde menino todas as vezes, todos os dias 7, eu participei com respeito à pátria, fazendo com que cada vez mais o Brasil consolide a liberdade, a democracia, que isso faz bem para todo mundo”, comentou o governador Jorginho Mello.

Foto: Eduardo Valente / SECOM

A vice-governadora Marilisa Boehm lembrou que também é dia de reconhecimento do valor das Forças de Segurança por parte da população, que aplaudiu cada grupo que desfilou. “Com certeza as nossas Forças de Segurança são muito importantes para o nosso país, elas representam a nossa segurança. Elas representam nossa Independência, representam tudo que é de mais seguro no Estado de Santa Catarina e no Brasil”, disse Marilisa.

O Desfile

Foto: Eduardo Valente / SECOM

O começo do desfile foi marcado pela fanfarra da EEB Professora Emérita Duarte Silva e Souza, de Biguaçu, composta por 35 estudantes. Daí em diante, mais seis escolas se apresentaram, além de grupos de educação da sociedade civil, como os Escoteiros do Brasil. Todos celebrando o amor à nação.

Na sequência, foi a vez das forças armadas: Exército, Marinha e Força Aérea Brasileira mostrarem a força e a coragem de seus homens e mulheres sempre dispostos a defender o Brasil.

As Forças de Segurança de Santa Catarina deram sequência na festa da Independência. “A independência representa a autonomia, autonomia política e certamente isso, trazendo para os tempos atuais, dá autonomia para que o nosso Estado possa ditar as políticas públicas de segurança e transformar essas políticas em atividades que coloquem em Santa Catarina índices de destaque em cenário nacional, como o estado mais seguro do país”, pontuou o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff.

Foto: 3º Sargento RR Paulo Henrique de Santana

Foto: Eduardo Valente / SECOM

A Polícia Militar participou de forma ordenada com o seu maior efetivo dos últimos cinco anos. Dos 911 militares, 615 são alunos soldados e 60 alunos oficiais que usaram pela primeira vez a farda da corporação.

Os policiais motorizados utilizaram quatro viaturas históricas, 15 motos, duas caminhonetes com reboques e embarcações mais seis viaturas especializadas. O Regimento de Polícia Militar Montada (Cavalaria) também participou com 25 conjuntos de montaria e um helicóptero Águia do Batalhão de Aviação.

“Como historicamente fazemos, é um dia de relembrar, de rememorar e de comemorar a nossa Independência. E aqui junto com as forças defesas, nossas forças policiais também, trazendo e relembrando valores, a nossa cultura histórica. O momento também é de homenagear, quem nos antecedeu nesta corporação, quem já vestiu essa farda e aproveitar para fazer uma grande homenagem ao nosso sargento Appel que foi covardemente assassinado em Criciúma”, afirmou o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato.

Foto: Eduardo Valente / SECOM

A Polícia Civil de Santa Catarina mobilizou 350 policiais civis que integram diversas unidades da Grande Florianópolis. A participação da PCSC começou com integrantes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), seguida pela equipe da Acadepol, Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) que é composta por 16 delegacias especializadas; policiais que atuam nas delegacias da Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis. As policiais que atuam nas Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) estavam no pelotão PC Por Elas. Quem também despertou a atenção do público foi o binômio da Coordenadoria de Operações com Cães (COPC). O Serviço Aeropolicial (SAER) fez o acompanhamento aéreo do desfile da PCSC.

Viatura histórica

Neste ano, em vez dos carros de luxo apreendidos em operações policiais que se transformaram em viaturas, a PCSC fez um reverência ao passado e apresentou uma viatura dos anos 1960/1970 – um Fusca que foi totalmente restaurado.

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

“O desfile de independência é um desfile extremamente importante, demonstra o patriotismo que tem que ser inerente ao povo brasileiro. A Polícia Civil, como uma instituição que tem 212 anos completados agora em 2024, tem uma função primordial que é investigação e o combate ao crime. Diante disso o patriotismo buscar aflorar essa necessidade de que cada cidadão cumpra as leis, siga o que está na nossa bandeira que é a ordem e o progresso”, explicou o delegado-geral da PCSC, Ulisses Gabriel.

O desfile do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi composto por um grupamento em marcha, com 400 homens e mulheres da corporação, entre bombeiros militares, comunitários, bombeiros mirins, e guarda-vidas civis, sob o comando do tenente-coronel BM Luis Gustavo dos Anjos. A sequência na avenida começou pela Banda de Música do CBMSC, regida pelo 1ºsargento Marcelo Augusto Menezes e formada em sua maior parte por bombeiros comunitários, ou seja, pessoas que prestam serviço voluntário ao CBMSC.

Foto: Eduardo Valente / SECOM

Na tropa formada, estavam dispostos bombeiros militares dos órgãos de direção e de execução, sendo estes entre integrantes das diretorias, 1° Batalhão de Bombeiros Militar, com sede na Capital, do 10° Batalhão de Bombeiros Militar, sediado em São José, além de cadetes e alunos do Centro de Ensino Bombeiro Militar. O grupamento a pé é composto pelo Estado-Maior, pela guarda de honra das bandeiras e do estandarte da Corporação, símbolo do CBMSC.

“Estamos trazendo um contingente importante de militares para festejar esse dia da nossa pátria. Dia de estar louvando todo o trabalho que foi feito desde o dia da Independência do Brasil, na união, na Constituição de um país forte. E o Corpo de Bombeiros tem a sua parcela de contribuição nisso, nesse dia de festas. Então estamos aqui com o um grande número de Bombeiros que vêm festejar o dia da pátria”, disse o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves.

Defesa Civil, Polícia Científica e SAP também presentes

Foto: Eduardo Valente / SECOM

Desfilaram ainda representantes da Polícia Penal, da Polícia Científica, da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, da Guarda Municipal de Florianópolis, da Policia Rodoviária Federal e do Procon.

“A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil participando dessa data comemorativa, de uma data que é para todos nós brasileiros uma data fundamental, é motivo de orgulho é um dever cívico. E, sem dúvida nenhuma, mostrar a nossa capacidade, a nossa estrutura para toda a população, para a Proteção e Defesa Civil é um momento de alegria, de regozijo e de celebração como todos os brasileiros”, pontuou o secretário Fabiano de Souza.

“É uma alegria para todos os policiais científicos de Santa Catarina poderem participar desse desfile aqui em Florianópolis e nos desfiles que acontecem em todas as cidades pelo estado, representando o patriotismo de cada policial científico e o podendo mostrar as nossas viaturas, falar da nossa atividade, trazer os nossos familiares para estarem conosco nesse momento especial”, finalizou a perita-geral Andressa Boer Fronza.

O Desfile Cívico-Militar da Independência do Brasil terminou por volta das 11h30, com a passagem do Regimento de Polícia Militar Montada.

:: Mais fotos no álbum

Desfile Cívico Militar

(Fonte: Secom)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support