SSP-SC realiza Workshop de Segurança Comunitária com foco em população em situação de rua, Conseg Mirim e Segurança Escolar
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) realizou, nesta quinta-feira, 04, o Workshop Segurança Comunitária – Pessoas em Situação de Rua, Conseg Mirim e Segurança Escolar, em Florianópolis. O encontro, realizado no auditório da Segurança Pública, reuniu autoridades, lideranças comunitárias, educadores e representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) para debater boas práticas, desafios e estratégias integradas de prevenção.
A abertura das palestras contou com a participação do procurador de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Daniel Paladino, que apresentou a força-tarefa DOA, a qual tem como objetivo proteger, orientar e apoiar pessoas em situação de rua, incentivando o acesso a serviços que promovam acolhimento e cidadania. O representante do Ministério Público ressaltou o papel das forças de segurança ao longo dos anos para o sucesso do projeto.
Em seguida, o Presidente do Conseg Centro (Florianópolis), Rodrigo Marques, apresentou uma análise sobre o fenômeno da população em situação de rua e tratou dos aspectos que fizeram a força-tarefa DOA ser referência no Estado quanto ao assunto. Rodrigo pontuou que a força-tarefa atua com o seguinte método: pragmatismo, articulação e resultado.
O tema foi complementado pelo tenente-coronel PM Dhiogo Cidral de Lima, comandante do 1º CRPM, que apresentou as iniciativas da Polícia Militar no atendimento a pessoas vulneráveis, destacando a importância da atuação qualificada, humanizada e alinhada às políticas públicas de assistência. O comandante explicou ainda sobre o conceito de ordem pública contido na Constituição Federal, que confere à Polícia Militar a atribuição de zelar pela segurança, tranquilidade e salubridade da população.

O workshop também contou com um momento especial dedicado à integração comunitária, marcada pela apresentação de aulas de violão com o grupo de canto Lumini Cantares, da Escola de Música Essência, composto por 15 adolescentes sob a orientação da professora Anita.
Conseg Mirim: formação cidadã e protagonismo juvenil
Experiências inovadoras com o Conseg Mirim foram apresentadas durante o evento. A representante do Conseg de Içara, Adriana Rocha Colombo, detalhou o projeto-piloto implementado no município, envolvendo crianças e adolescentes em atividades educativas voltadas à cidadania, prevenção e convivência comunitária.
A diretora escolar Juliana Rocha Canarin Carvalho apresentou a implantação do Conseg Mirim na Escola Municipal Maria Arlete Bitencourt Lodetti, destacando os resultados positivos na aproximação entre escola, famílias e comunidade.

Segurança Escolar como eixo da Segurança Comunitária
Encerrando as apresentações, o major PM Leonardo Rincon Stankiewicz Baccin, coordenador de Polícia Comunitária e do Programa Escola Mais Segura da SSP-SC, ministrou a palestra “A Segurança Escolar no âmbito da Segurança Comunitária”. O oficial apresentou as ações implementadas pelo Estado, os avanços obtidos desde a criação do programa e a atuação estratégica do Comitê INTEGRA, instituído por lei pelo Governo do Estado, na coordenação das políticas de prevenção e proteção no ambiente escolar.
“O Workshop reafirmou a importância de uma atuação integrada entre Poder Público, comunidade escolar, Conselhos Comunitários de Segurança, rede socioassistencial e sociedade civil organizada. As discussões e atividades culturais demonstraram que segurança pública se constrói com prevenção, diálogo e participação comunitária. A SSP-SC segue comprometida em ampliar iniciativas e programas que promovam segurança, dignidade e cidadania em todo o território catarinense”, destacou o major Baccin.
Rafael Pereira Cardoso
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Contato: (48)3665-8393 | imprensa@ssp.sc.gov.br
