SSP/SC

SSP-SC debate segurança nas escolas em seminário organizado pela Secretária da Proteção e Defesa Civil

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) participou, na última quinta-feira, 19, no município de Campos Novos, do Seminário Macrorregional de Segurança nas Escolas, reunindo 41 municípios, abrangendo cerca de 661 escolas. O evento, organizado pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC), contou com a participação integrada de policiais militares, bombeiros militares e policiais civis, além de gestores, educadores e representantes de diversas instituições parceiras, fortalecendo a atuação conjunta entre os órgãos de segurança pública e a comunidade escolar.

A iniciativa marcou o início de uma série de encontros regionais voltados à implementação do Plano de Contingência Multirriscos para Unidades Educativas (PlanCon Edu-MR/SC), com foco na prevenção, preparação e resposta a situações de risco. As forças de segurança participaram da elaboração desse plano de contingência desde o início dos trabalhos, que já completa quase três anos.

Durante o seminário, foram debatidas estratégias de articulação interinstitucional, criação de comitês e definição de protocolos integrados, reforçando a importância da atuação coordenada entre educação, segurança pública e defesa civil.

Como destaque da programação, a SSP-SC realizou palestra abordando a aplicação do protocolo Fugir, Esconder e Lutar (FEL), voltado à resposta em situações de agressor ativo. A explanação foi conduzida pelo coordenador de Polícia Comunitária, major Leonardo Baccin, e pelo sargento Fernando Silva Kahl, ambos atuantes no Programa Escola Mais Segura.

Além da explanação teórica, com apoio de policiais da 3 Cia. do 26º Batalhão da Polícia Militar (Campos Novos), foi conduzido um exercício simulado, permitindo aos participantes vivenciar, na prática, os procedimentos recomendados em cenários de ameaça grave à vida por agressores ativos.

As forças de segurança darão continuidade a essas ações por meio da realização de simulados em escolas públicas e privadas em todo o Estado, com o propósito de tornar esse tipo de treinamento uma rotina nas instituições de ensino. A medida visa consolidar uma cultura de prevenção e resposta rápida, contribuindo para a proteção efetiva de alunos, professores e toda a comunidade escolar.

Nos próximos dias 27/03, 10/04, 14/04 e 17/04, seminários com a mesma pauta ocorrerão, respectivamente, em Araranguá, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e São Bento do Sul.

Rafael Pereira Cardoso
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Contato: (48)3665-8393 | imprensa@ssp.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support