SSP/SC

SSP participa de formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da PMSC

A Polícia Militar de Santa Catarina encontrou na modalidade de ensino a distância (EAD) uma forma de proporcionar oportunidades de desenvolvimento intelectual aos 2º sargentos, sem a necessidade desses profissionais se ausentarem de suas atividades. Após aproximadamente três meses de aprendizado no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos 2025 (CAS), a formatura de 151 policiais, realizada na tarde desta quinta-feira, 24, confirmou o êxito do projeto conduzido pela Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Com o diploma, os 2º sargentos estão aptos a concorrer aos cargos de 1º sargento e subtenente da PMSC.

O evento foi realizado no auditório da Secretaria da Segurança Pública, em Florianópolis, e contou com a participação do coronel Flávio Graff, que comanda a pasta. Em nome da autoridade militar de maior patente presente no evento, o subcomandante-geral da PMSC, coronel Jofrey Santos da Silva, o secretário cumprimentou todos os membros da corporação, especialmente os formandos. “Este é um momento extremamente significativo, recheado de emoção, para todos que aqui se encontram. A formatura do CAS reveste-se de grande importância para a Polícia Militar e para cada um dos formandos, que, ao longo dos últimos meses, se dedicaram intensamente para alcançar este marco em suas carreiras. Parabéns a todos vocês, formandos, professores e instrutores que hoje alcançaram essa conquista”, ressaltou.

O coronel Flávio Graff também levou aos participantes o abraço fraterno do governador Jorginho Mello, a quem agradeceu publicamente por algumas iniciativas importantes para a classe militar. Entre os avanços reconhecidos estão o aumento salarial, a elevação da indenização por óbito ou invalidez e a criação do quadro de oficiais especialistas, esta última, uma antiga reivindicação da corporação. “São ações que demonstram, de fato, o quanto o Governo do Estado vem investindo na valorização dos policiais militares e das forças de segurança de maneira geral. A qualidade de nossos servidores é um dos pilares que nos colocam como o estado mais seguro do país”, concluiu.

Com a finalização do curso, espera-se que o policial demonstre liderança, iniciativa, postura proativa, ética, senso de responsabilidade, capacidade de comunicação e adaptabilidade. Isso porque os cargos de 1º sargento e subtenente auxiliam e complementam as atividades dos oficiais no comando da tropa, nas instruções e no policiamento ostensivo. O curso teve foco na defesa do cidadão e da sociedade, tendo como objetivo primordial reorientar a concepção de polícia, assegurando a renovação e atualização dos conhecimentos voltados às novas funções exercidas.

Também participaram da solenidade o diretor da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), coronel Cleber Pires; o comandante da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, tenente-coronel Lucius Paulo de Carvalho; e o chefe da Divisão de Educação, tenente-coronel Anderson Sthanke, além dos alunos sargentos lotados no 1º e 11º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM) e seus convidados.

(Fotos: Divulgação SSP)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support