SSP participa de formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da PMSC

A Polícia Militar de Santa Catarina encontrou na modalidade de ensino a distância (EAD) uma forma de proporcionar oportunidades de desenvolvimento intelectual aos 2º sargentos, sem a necessidade desses profissionais se ausentarem de suas atividades. Após aproximadamente três meses de aprendizado no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos 2025 (CAS), a formatura de 151 policiais, realizada na tarde desta quinta-feira, 24, confirmou o êxito do projeto conduzido pela Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Com o diploma, os 2º sargentos estão aptos a concorrer aos cargos de 1º sargento e subtenente da PMSC.

O evento foi realizado no auditório da Secretaria da Segurança Pública, em Florianópolis, e contou com a participação do coronel Flávio Graff, que comanda a pasta. Em nome da autoridade militar de maior patente presente no evento, o subcomandante-geral da PMSC, coronel Jofrey Santos da Silva, o secretário cumprimentou todos os membros da corporação, especialmente os formandos. “Este é um momento extremamente significativo, recheado de emoção, para todos que aqui se encontram. A formatura do CAS reveste-se de grande importância para a Polícia Militar e para cada um dos formandos, que, ao longo dos últimos meses, se dedicaram intensamente para alcançar este marco em suas carreiras. Parabéns a todos vocês, formandos, professores e instrutores que hoje alcançaram essa conquista”, ressaltou.
O coronel Flávio Graff também levou aos participantes o abraço fraterno do governador Jorginho Mello, a quem agradeceu publicamente por algumas iniciativas importantes para a classe militar. Entre os avanços reconhecidos estão o aumento salarial, a elevação da indenização por óbito ou invalidez e a criação do quadro de oficiais especialistas, esta última, uma antiga reivindicação da corporação. “São ações que demonstram, de fato, o quanto o Governo do Estado vem investindo na valorização dos policiais militares e das forças de segurança de maneira geral. A qualidade de nossos servidores é um dos pilares que nos colocam como o estado mais seguro do país”, concluiu.

Com a finalização do curso, espera-se que o policial demonstre liderança, iniciativa, postura proativa, ética, senso de responsabilidade, capacidade de comunicação e adaptabilidade. Isso porque os cargos de 1º sargento e subtenente auxiliam e complementam as atividades dos oficiais no comando da tropa, nas instruções e no policiamento ostensivo. O curso teve foco na defesa do cidadão e da sociedade, tendo como objetivo primordial reorientar a concepção de polícia, assegurando a renovação e atualização dos conhecimentos voltados às novas funções exercidas.
Também participaram da solenidade o diretor da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), coronel Cleber Pires; o comandante da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, tenente-coronel Lucius Paulo de Carvalho; e o chefe da Divisão de Educação, tenente-coronel Anderson Sthanke, além dos alunos sargentos lotados no 1º e 11º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM) e seus convidados.
(Fotos: Divulgação SSP)