SSP/SC

SSP e forças de segurança são homenageadas na solenidade de 80 anos da Reinstalação da Justiça Eleitoral em SC

Como forma de celebrar os 80 anos da retomada da Justiça Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) homenageou diversas entidades e pessoas que colaboraram diretamente para consolidar o exercício da democracia no Estado. Entre as instituições homenageadas, estavam a Secretaria de Estado da Segurança Pública, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Científica, que foram agraciadas com o Certificado de Mérito Eleitoral.
A cerimônia foi realizada na sala de sessões Ministro Teori Zavascki, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, nessa quarta-feira, 23, ocasião em que também foi lançado o Selo Comemorativo aos 80 anos de Reinstalação da Justiça Eleitoral, aplicado aos Certificados de Mérito Eleitoral.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Flávio Graff, agradeceu a parceria de anos do TER-SC com as Instituições de Segurança, consignando a garantia constitucional do Estado Democrático de Direito e a proteção do direito fundamental do cidadão: o voto. Também enalteceu o TRE-SC pela ousada e destacada inclinação à inovação tecnológica, rememorando o final da década de 80 e início de 90, quando a urna eletrônica se tornou realidade em Santa Catarina, na primeira eleição totalmente informatizada. Em 2008, lembrou o Secretário, o cadastramento biométrico foi a novidade.

“Essas ações demonstram a vocação de nosso Estado para o novo, e o Governo Jorginho Mello também atua nessa direção. O Estado de Santa Catarina tem-se projetado como o mais seguro do País para se viver. Os índices que nos fazem despontar demonstram o protagonismo de nossas instituições de segurança pública, aqui também homenageadas. Investimos em capacitação, tecnologia de ponta, inteligência e inovação, equipamentos, viaturas, e na valorização profissional. Não há segredo, nem receita, há vontade de fazer, assim como no TRE-SC”, concluiu.

Ao todo, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) realizou 60 homenagens, sendo que grande parte das entidades parceiras homenageadas compõem o Gabinete de Pronta Resposta (GPR), que consiste em instituições comprometidas com resposta imediata a ocorrências durante as eleições.
Também participaram da solenidade o Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Coronel Fabiano de Souza; o Subcomandante-geral da polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Jofrey Santos da Silva, o Ddelegado de Polícia Civil de Santa Catarina, Marcelo Sampaio Nogueira, e a Perita-geral da Polícia Científica de Santa Catarina, Andressa Boer Fronza.

História da Justiça Eleitoral em Santa Catarina

Apesar da Justiça Eleitoral ter sido instaurada em 1932 — a partir do Código Eleitoral nº 21.076 do mesmo ano —, ela foi extinta pela Constituição de 1937, durante o regime de exceção. A reinstalação se deu 8 anos depois, a partir da promulgação da Lei Agamenon, em 28 de maio de 1945. Com essa lei, a Justiça Eleitoral foi restaurada como órgão do Poder Judiciário e, em 7 de junho do mesmo ano, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina foi reinstalado.

(Fotos: Divulgação TRE/SC)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support