SSP/SC

SSP apresenta resultados e projetos na área da Segurança Pública ao Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Florianópolis

Os números da segurança pública em Santa Catarina e os principais projetos do Governo do Estado para o setor foram apresentados nesta sexta-feira, 1/8, aos membros do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes). O encontro, realizado em São José, contou com a participação do secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, e do secretário adjunto da SSP, coronel Sinval Santos da Silveira Júnior, que foram recebidos pelo presidente da entidade, Marcos Antonio Cardozo de Souza, e demais conselheiros.

O coronel Graff iniciou sua explanação destacando os excelentes resultados alcançados no primeiro semestre de 2025, período em que Santa Catarina registrou reduções significativas nos indicadores de criminalidade. De acordo com o secretário, índices de homicídios, mortes violentas e roubos apresentam os melhores resultados da última década para o período. Outro dado importante diz respeito à capital catarinense que, apesar de aumentos pontuais em alguns indicadores, manteve-se como a capital menos violenta do país em 2024, conforme o Anuário Brasileiro da Segurança Pública.

“Os resultados positivos que estamos colhendo na área da segurança pública, que fazem de Santa Catarina o estado mais seguro do país, devem-se a um conjunto de diversos fatores socioeconômicos que contribuem para a redução da violência. Temos a menor taxa de pobreza do país, a menor proporção de famílias em insegurança alimentar grave, a menor taxa de desocupação e a maior quantidade de empregados com carteira assinada. Isso, aliado aos investimentos fundamentais realizados pelo governador Jorginho Mello na área da segurança, que têm proporcionado um trabalho cada vez mais qualificado e competente das instituições – Polícias Militar, Civil e Científica, além do Corpo de Bombeiros Militar”, destaca.

Projetos capitaneados pela SSP

Em relação às principais frentes de trabalho desenvolvidas pela Secretaria da Segurança Pública, o secretário Flávio Graff destacou o projeto de reconhecimento facial, atualmente em processo de licitação, além do Cadastro Estadual de Pessoas em Situação de Rua, que busca estabelecer políticas públicas para o atendimento adequado dessa população. A questão das pessoas em situação de rua foi considerada preocupante pelos membros do Comdes, especialmente nas maiores cidades da Grande Florianópolis, visto que, segundo eles, esses cidadãos estão frequentemente associados à criminalidade.

O secretário destacou que o projeto está em fase de regulamentação e que, entre outras finalidades, contará com recursos como reconhecimento facial e georreferenciamento. Além do viés predominantemente social do projeto, o coronel Graff explica que esses recursos tecnológicos também permitirão a identificação de pessoas com pendências judiciais.

Outro projeto associado a novas tecnologias, o ProRef, foi apresentado aos presentes pelo secretário adjunto da SSP, coronel Sinval. Com um investimento inicial de R$ 40 milhões, o projeto prevê a instalação de mil câmeras com inteligência artificial para reconhecimento facial nas 60 cidades catarinenses com mais de 26,5 mil habitantes. O coronel Sinval explica que essas cidades concentram cerca de 75% da população do estado e registraram 73% dos homicídios ocorridos em 2024.
“Pretendemos iniciar a instalação das câmeras inteligentes a partir de novembro, contemplando, nesta primeira etapa, os municípios litorâneos que fazem parte da Operação Verão. No entanto, o ProRef está sendo criado para abranger todos os municípios catarinenses. A ideia é construir sua espinha dorsal com os investimentos iniciais e, depois, ampliá-lo, inclusive utilizando as quase 5 mil câmeras já existentes do projeto Bem-Te-Vi, além das câmeras dos próprios municípios, que poderão ser integradas ao sistema”, conclui.

Também participaram do encontro o comandante da 1ª Região da PMSC, referente à capital catarinense, coronel Dante da Costa Chierighini; o comandante do 11º Comando Regional da PMSC, coronel Rodrigo Carlos Dutra; e o diretor de Polícia da Grande Florianópolis, Pedro Henrique de Paula e Silva Mendes.

(Foto: Divulgação SSP)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support