Sistema de reconhecimento facial identifica homem condenado a mais de 6 anos de prisão em Itajaí
Mais um foragido da Justiça é preso em Santa Catarina graças à tecnologia de reconhecimento facial, que vem ganhando espaço nas ruas de todas as regiões do Estado. Um suspeito foi preso pela Polícia Militar neste domingo, 08, na cidade de Itajaí, enquanto caminhava pelas imediações da Avenida Hercílio Luz, na região central do município, após ter sido captado por uma câmera de videomonitoramento.
A identificação gerou um alerta no banco oficial de imagens de pessoas com restrições judiciais da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), apontando a existência de mandado de prisão em aberto. Diante da informação, a central de monitoramento acionou uma guarnição policial, que se deslocou até o local para averiguar os fatos.
Durante a abordagem, os policiais confirmaram a identidade de J.C.F., de 63 anos, condenado a 6 anos, 4 meses e 6 dias de reclusão, em regime fechado, pelo crime de incêndio, previsto no artigo 250 do Código Penal Brasileiro. A tipificação consiste na ação de causar incêndio, colocando em perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de terceiros. A pena prevista é de reclusão de 3 a 6 anos, além de multa, podendo ser aumentada em um terço caso o crime seja cometido em casa habitada ou destinada à habitação, ou ainda em prédio público, por exemplo.
O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, destacou que este é o segundo caso de prisão de foragido com o auxílio do reconhecimento facial em menos de uma semana. “À medida que o Governo do Estado, em parceria com os municípios, avança na implantação da ferramenta, esperamos divulgar cada vez mais prisões em todo o território catarinense”, afirmou.
O condenado, por decisão transitada em julgado, foi conduzido à unidade prisional para o cumprimento dos trâmites legais.
Rafael Pereira Cardoso
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Contato: (48)3665-8393 | imprensa@ssp.sc.gov.br
