Segurança Pública do Rio de Janeiro faz visita técnica às forças policiais de SC para conhecer sistemas de integração

Integrantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Rio Janeiro começaram na manhã desta quarta-feira, 05, a realizar uma visita técnica às forças policiais de Santa Catarina em busca de melhorias e aprimoramentos em áreas que abrangem, por exemplo, sistemas de integração e tecnologia.

No Estado catarinense, os policiais do Rio de Janeiro assistirão a apresentações de ferramentas importantes para as forças de Segurança. Uma delas é o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), considerado um banco de dados modelo e referência no País.

Pela manhã, os policiais da SSP do RJ estiveram na sede da SSP-SC, em Florianópolis, onde assistiram a uma apresentação da Polícia Científica de SC (PCI). Ainda nesta quarta-feira, eles visitarão os laboratórios da Polícia Científica, no bairro Itacorubi. O perito-geral adjunto da PCI, Douglas de Oliveira Balen, responsável pela apresentação, destacou as diretrizes do governo do Estado e as ações integradas que tornam Santa Catarina referência no enfrentamento à criminalidade.

“Sob a liderança do nosso governador Jorginho Mello, a gente se orgulha de ter a melhor segurança pública do Brasil. E isso se faz com muita integração entre as forças de Segurança”, assinalou, citando a importância de investimentos em tecnologia e inteligência como fundamentais para investigações policiais.

Nesta quarta-feira à tarde, os policiais do RJ visitarão a Polícia Militar de SC e conhecerão detalhes sobre a confecção do Termo Circunstanciado de Ocorrência e outros pontos como gerenciamento de policiamento ostensivo. A visita se encerrará na quarta-feira, com apresentação da diretoria de Inteligência da SSP-SC.

“A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro foi recém criada com uma função nova de articulação entre as forças de Segurança do Estado. Santa Catarina tem know-how reconhecidamente nacional e internacionalmente e a gente vem aqui trocar experiências e aprender para levar todas as informações importantes ao Rio de Janeiro no combate e enfrentamento à criminalidade”, destacou o superintendente de Atividades Especiais da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, major Leonardo Novo. Ele realiza a visita ao lado do superintendente de Planejamento Integrado e Gestão da SSP do RJ, delegado Jader Amaral.

A atuação de forma integrada é um dos pilares do governo de Santa Catarina na segurança pública. Em maio, SC recebeu uma comitiva da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, que conheceu o “BO” (Boletim de Ocorrência) Integrado existente no Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) de Santa Catarina.

O SISP catarinense

O SISP é utilizado pelas forças de Segurança pública de SC: a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Científica, além da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, sendo mantido e desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC).

Com o foco na integração, o sistema possui banco de dados, por exemplo, de identificação civil e prisional, ocorrências policiais, dados de CNHs e veiculares, mandados de prisões e de medidas protetivas, entre outros.

(Fotos: Divulgação)