SSP/SC

Segurança Pública catarinense é destaque no Oktoberfest Summit

A festa mais segura do Estado mais seguro do País. Esse foi o tema apresentado pelo secretário da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, durante o Oktoberfest Summit, evento criado para repercutir os cases de sucesso que envolvem os bastidores da maior festa alemã do Brasil. Em sua 40ª edição, a Oktoberfest de Blumenau conta com sofisticado planejamento de segurança que se tornou um dos principais destaques da organização em 2025, especialmente em razão do eficiente esquema de videomonitoramento da festa, aliado ao sistema de reconhecimento facial capitaneado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC).

O assunto foi tema de debate em um painel realizado na tarde desta terça-feira, 14, no Teatro Carlos Gomes. Além do chefe da SSP-SC, o painel sobre segurança contou com as participações do fundador do Grupo Minister e deputado federal Jorge Goetten, e do gerente de soluções de segurança da Intelbrás, Leandro Eustáquio, com mediação do empresário Jean Oliskovicz, fundador do CEO’s Club Brasil.

O chefe da Segurança Pública catarinense enalteceu o sucesso da parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Blumenau, a organização do Parque Vila Germânica e a iniciativa privada, ressaltando os bons resultados obtidos antes mesmo da abertura oficial da festa, com duas prisões efetuadas por reconhecimento facial. De acordo com o secretário, até a tarde desta terça-feira já haviam sido realizados 19 procedimentos policiais, entre prisões e autuações.

“O uso da tecnologia a serviço da segurança pública é uma condição irreversível e representa um caminho promissor para avançarmos cada vez mais no combate à criminalidade e na proteção dos cidadãos. Esses equipamentos, aliados ao trabalho de excelência desempenhado pelas forças de segurança, mais uma vez comprovam todo o seu potencial e garantem um ambiente extremamente seguro a todos que visitam o Estado em busca de lazer e diversão durante as festas de outubro”, destacou.

Ainda segundo o coronel Graff, neste ano o efetivo empregado durante a Oktoberfest chega a quase 400 agentes das Polícias Militar, Civil, Científica e Penal, além dos Bombeiros Militares. De acordo com o secretário, o sucesso da identificação por reconhecimento facial depende fundamentalmente do trabalho integrado das forças de segurança, tanto na rápida resposta ao alerta eletrônico do sistema quanto no devido cumprimento do processo de persecução penal.

(Foto: Ricardo Trida)

Como funciona

Após a identificação de um possível suspeito por meio do sistema, a Polícia Militar é acionada e realiza a abordagem inicial. Na sequência, o indivíduo é encaminhado à Polícia Civil para os devidos procedimentos, contando com o apoio da Polícia Científica para confirmar a identidade e a materialidade das provas. Concluída essa etapa, o investigado é encaminhado aos cuidados da Polícia Penal, onde aguardará os trâmites para responder por suas pendências junto ao Poder Judiciário.

(Foto: Ricardo Trida)

Números em queda

Além do debate sobre o case de segurança da 40ª Oktoberfest, o secretário Flávio Graff também apresentou resultados inéditos que reforçam a condição de Santa Catarina como o Estado mais seguro do País. Destacam-se os índices de homicídios registrados nos meses de junho, julho, agosto e setembro de 2025, que representam os menores percentuais alcançados nos últimos 18 anos.

Os resultados do último quadrimestre confirmam a tendência de queda já observada nos primeiros seis meses de 2025, quando o Estado também registrou a menor taxa de homicídios de toda a série histórica para o período, com redução de 20% em relação a 2024.

Rafael Pereira Cardoso
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Contato: (48)3665-8393 | imprensa@ssp.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support