SSP/SC

Secretaria da Segurança Pública alinha demandas com os Consegs de Florianópolis

A construção de um batalhão da Polícia Militar no Sul da Ilha, o aumento do número de pessoas em situação de rua e o Programa Escola Mais Segura foram alguns dos temas abordados em reunião realizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), com a participação de representantes de diversos Conselhos Comunitários de Segurança de Florianópolis (Consegs). O encontro foi conduzido pelo secretário da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, que apresentou aos participantes algumas ações do Governo do Estado relacionadas aos temas discutidos.

O coronel Flávio Graff destacou a complexidade das questões envolvendo pessoas em situação de rua e a segurança nas escolas, reconhecendo que são desafios enfrentados em todo o Brasil e em vários países. Entretanto, segundo o secretário, Santa Catarina tem avançado em ambas as frentes. “Sob o comando do governador Jorginho Mello, que tem autorizado investimentos importantes na Segurança Pública, lançamos um edital para aquisição de câmeras com reconhecimento facial que reforçarão também o monitoramento no ambiente escolar. Outra frente importante diz respeito ao Cadastro Estadual de Pessoas em Situação de Rua, programa que visa instituir políticas públicas mais adequadas a essa população”, explicou.

O chefe da SSP também destacou a importância dos Conselhos de Segurança como instrumentos fundamentais para a aproximação entre a comunidade e os órgãos de segurança pública. Nesse sentido, propôs aos presidentes dos Consegs o desenvolvimento de uma campanha massiva de conscientização sobre as pessoas em situação de rua, contando com o apoio técnico de conselheiros com formação na área. A ideia é ampliar e qualificar as ações voltadas à solução desse grave problema que afeta muitas cidades catarinenses.

Reforçando a importância da atuação conjunta entre o Estado e os conselhos, o capitão PM Baccin, da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária e de Consegs da SSP, apresentou projetos voltados à abordagem e ao encaminhamento de pessoas em situação de rua. Trata-se de medidas que podem auxiliar o trabalho em bairros como o de Coqueiros, na área continental de Florianópolis. Segundo o presidente do Conseg local, Daniel, foi registrado um aumento significativo de pessoas em situação de rua, com impactos negativos, especialmente em relação a idosos, mulheres e áreas comerciais. Baccin também anunciou a realização do Seminário Estadual “Escola Mais Segura” e de um workshop destinado aos Consegs.

Ainda no tema da segurança nas escolas, o subtenente Lopes sugeriu a criação dos “Conseg Mirins”, com atuação voltada a crianças em idade escolar. A proposta visa promover ações preventivas e de conscientização sobre segurança pública desde a infância.

Outras demandas

O presidente do Conseg Planície do Campeche, Maicon, reforçou ao secretário Graff o grande interesse da população na continuidade da construção do batalhão da Polícia Militar no Sul da Ilha. O secretário informou que a obra é uma prioridade desta gestão e que novos fatores surgiram recentemente, o que poderá acelerar esse processo.

De olho na próxima temporada de verão, os Consegs do Rio Tavares e da Barra da Lagoa manifestaram preocupação com o grande número de casos de perturbação do sossego e vulnerabilidade social registrados nesses bairros. Estabelecer a ordem em meio ao alto fluxo de turistas, em veículos de passeio e ônibus turísticos, está entre os desafios a serem enfrentados.

Por fim, o Conseg do Norte da Ilha solicitou a designação de um membro nato da Polícia Militar Ambiental para compor o conselho, além da instalação de novas câmeras de videomonitoramento na região. Também foi abordada a preocupação com a possível retirada da universidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF), medida que poderá impactar negativamente o comércio local.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support