Secretaria da Segurança Pública alinha demandas com os Consegs de Florianópolis

A construção de um batalhão da Polícia Militar no Sul da Ilha, o aumento do número de pessoas em situação de rua e o Programa Escola Mais Segura foram alguns dos temas abordados em reunião realizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), com a participação de representantes de diversos Conselhos Comunitários de Segurança de Florianópolis (Consegs). O encontro foi conduzido pelo secretário da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, que apresentou aos participantes algumas ações do Governo do Estado relacionadas aos temas discutidos.
O coronel Flávio Graff destacou a complexidade das questões envolvendo pessoas em situação de rua e a segurança nas escolas, reconhecendo que são desafios enfrentados em todo o Brasil e em vários países. Entretanto, segundo o secretário, Santa Catarina tem avançado em ambas as frentes. “Sob o comando do governador Jorginho Mello, que tem autorizado investimentos importantes na Segurança Pública, lançamos um edital para aquisição de câmeras com reconhecimento facial que reforçarão também o monitoramento no ambiente escolar. Outra frente importante diz respeito ao Cadastro Estadual de Pessoas em Situação de Rua, programa que visa instituir políticas públicas mais adequadas a essa população”, explicou.
O chefe da SSP também destacou a importância dos Conselhos de Segurança como instrumentos fundamentais para a aproximação entre a comunidade e os órgãos de segurança pública. Nesse sentido, propôs aos presidentes dos Consegs o desenvolvimento de uma campanha massiva de conscientização sobre as pessoas em situação de rua, contando com o apoio técnico de conselheiros com formação na área. A ideia é ampliar e qualificar as ações voltadas à solução desse grave problema que afeta muitas cidades catarinenses.
Reforçando a importância da atuação conjunta entre o Estado e os conselhos, o capitão PM Baccin, da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária e de Consegs da SSP, apresentou projetos voltados à abordagem e ao encaminhamento de pessoas em situação de rua. Trata-se de medidas que podem auxiliar o trabalho em bairros como o de Coqueiros, na área continental de Florianópolis. Segundo o presidente do Conseg local, Daniel, foi registrado um aumento significativo de pessoas em situação de rua, com impactos negativos, especialmente em relação a idosos, mulheres e áreas comerciais. Baccin também anunciou a realização do Seminário Estadual “Escola Mais Segura” e de um workshop destinado aos Consegs.
Ainda no tema da segurança nas escolas, o subtenente Lopes sugeriu a criação dos “Conseg Mirins”, com atuação voltada a crianças em idade escolar. A proposta visa promover ações preventivas e de conscientização sobre segurança pública desde a infância.
Outras demandas
O presidente do Conseg Planície do Campeche, Maicon, reforçou ao secretário Graff o grande interesse da população na continuidade da construção do batalhão da Polícia Militar no Sul da Ilha. O secretário informou que a obra é uma prioridade desta gestão e que novos fatores surgiram recentemente, o que poderá acelerar esse processo.
De olho na próxima temporada de verão, os Consegs do Rio Tavares e da Barra da Lagoa manifestaram preocupação com o grande número de casos de perturbação do sossego e vulnerabilidade social registrados nesses bairros. Estabelecer a ordem em meio ao alto fluxo de turistas, em veículos de passeio e ônibus turísticos, está entre os desafios a serem enfrentados.
Por fim, o Conseg do Norte da Ilha solicitou a designação de um membro nato da Polícia Militar Ambiental para compor o conselho, além da instalação de novas câmeras de videomonitoramento na região. Também foi abordada a preocupação com a possível retirada da universidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF), medida que poderá impactar negativamente o comércio local.