SSP/SC

SC participa de encontro com secretários de Segurança de todo País

O secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, coronel Flávio Graff, esteve presente na 92ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), realizada em Brasília. O encontro reuniu representantes de todas as unidades federativas para debater a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança Pública e outros temas relevantes para o setor.

“Os debates são fundamentais para o fortalecimento da Segurança Pública no Brasil. O Consesp nos permite a troca de experiências e a construção de soluções conjuntas para desafios que, muitas vezes, são comuns a todas as regiões. Essa é uma área que exige abordagens integradas e estruturadas”, avalia o secretário, Flávio Graff.

Entre os tópicos abordados, destacou-se o debate sobre sugestões pelo Governo de Goiás à PEC. Após análise, decidiu-se não acatar o apoio à transformação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Polícia Ostensiva Federal (POF). Também foi rejeitada a possibilidade de os Estados legislarem sobre crimes contra a pessoa, o patrimônio, o meio ambiente e a dignidade sexual, incluindo a criação de novos tipos de penas ou o aumento de penas já existentes, com aplicação restrita ao território estadual.

Ainda sobre a PEC, a reunião reforçou a necessidade de uma abordagem ampla, capaz de harmonizar a PEC com mudanças na legislação infraconstitucional. O objetivo é evitar a falsa expectativa de que a aprovação da proposta, isoladamente, resolverá os desafios de Segurança Pública no País.

Outro ponto relevante foi a proposta de inclusão da Polícia Científica no Artigo 144 da Constituição Federal. No entanto, diante da ausência de consenso entre os membros do Consesp, optou-se por não avançar neste momento. A prioridade foi direcionada à inserção de propostas que gerassem maior unidade entre os Estados.

“O debate deve ir além da PEC e incluir uma reforma abrangente dessas leis, atualizando-as para melhor atender às demandas da sociedade e tornar nosso sistema de Segurança Pública mais eficaz”, afirmou o secretário.

(Fotos: Paulo Jamir/SSP-DF)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support