SSP/SC

SC é apontada como exemplo para o Brasil por presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança em abertura de seminário

Ao apontar Santa Catarina como o estado com os melhores índices e o grande exemplo para o Brasil, o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp), Sandro Avelar, que é o secretário de segurança do Distrito Federal, deu início a palestra magna do seminário “Os Desafios na Segurança Pública na Sociedade Contemporânea. O evento começou nesta quinta-feira, 12, em Chapecó, no Oeste do Estado e reúne especialistas em segurança pública.


O presidente do Consesp fez uma abordagem geral do tema no país e afirmou que é preciso desenvolver estratégias que diminuam a sensação de insegurança da população brasileira. Ele defendeu o engajamento da sociedade civil e a participação da imprensa na causa. Também defendeu que as armas restritas recolhidas pelo governo federal sejam destinadas às policiais em vez de serem destruídas.

O seminário é promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública de SC (SSP-SC) e apoio do Ministério Público de SC.

Na abertura, o presidente do TCE/SC, Herneus De Nadal, pontuou a importância da prevenção na segurança pública.

“Assumimos, além da nossa competência constitucional, também o papel preventivo e pedagógico em relação a atuação de políticas públicas, com a criação de relatorias temáticas em temas sensíveis para a sociedade, como é o caso da segurança pública. O TCE/SC entende que é o destinatário de boa parte da esperança dos cidadãos, que são o fruto do nosso trabalho e dedicação, declarou.

Foto: Mauricio Vieira / TCE

Para o conselheiro do TCE/SC, Aderson Flores, relator temático da segurança pública no TCE/SC e mentor do seminário, a integração das instituições é mais eficiente quando há participação da sociedade.

Ainda na abertura, o secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP/SC), coronel Flávio Graff, ressaltou a importância da integração entre as instituições e destacou a condição do Estado no cenário nacional.

“Somos referência no país, o Estado mais seguro do país. A realização deste seminário mostra que estamos preocupados em não baixar a guarda, em identificarmos pontos de melhoria e aperfeiçoamento”.

Ao todo, cinco painéis e uma palestra abordam temas como segurança nas escolas, violência contra a mulher, momentos de crise, desafios e reflexo da política estadual junto aos municípios.

O evento prossegue na tarde desta quinta-feira com a participação da vice-governadora Marilisa Boehm. Os trabalhos seguirão até sexta-feira.



Também participaram do seminário pela manhã o comandante-geral da Polícia Militar de SC, coronel Aurélio Pelozato; o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de SC, coronel Fabiano Bastos das Neves; o subprocurador-geral de Justiça, Paulo Locatelli; o presidente do Conselho Municipal de Segurança de Chapecó, Márcio Bueno; a procuradora-geral adjunta do Ministério Público junto ao TCE/SC, Cibelly Farias, o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul Édson Brum, entre outras autoridades, convidados e participantes.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do TCE/SC)

(Foto: Divulgação / SSP)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support