Santa Catarina sedia curso de análise de risco na atividade de inteligência para profissionais da Segurança Pública de sete Estados
Profissionais que atuam na área de Inteligência da Segurança Pública de sete Estados participarão de um curso a partir desta segunda-feira, 10, em Florianópolis, organizado em parceria pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
“Análise de risco na atividade de inteligência” é o tema do curso, que está em sua 8ª edição. A solenidade de abertura será às 9h desta segunda-feira, no auditório da SSP-SC, com a presença dos comandos das forças de Segurança estaduais e federais.
Estão confirmados na iniciativa integrantes da Secretaria de Segurança Pública de SC; Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP); Polícia Militar; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros Militar; Polícia Científica; Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
Participarão integrantes de agências de inteligência dos Estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Ceará.
“Enfrentamento à violência e à criminalidade”
A integração e a atuação conjunta das forças de Segurança no processo contra a criminalidade são algumas das principais diretrizes do governo de Santa Catarina na área e cujos resultados têm colocado o Estado no rol dos mais seguros.
A capacitação direcionada aos servidores da inteligência é considerada indispensável no desenvolvimento de ações especializadas voltadas à detecção e compreensão de aspectos de alta complexidade. Para isso, tem como objetivo assessorar, tanto na esfera federal como estadual, o processo decisório de enfrentamento à violência e à criminalidade.
O curso terá carga horária de 40 horas e ocorrerá até sexta-feira, 14. Os participantes terão aulas expositivas teóricas e exercícios práticos, com interações, discussões, debates, simulações e estudos de casos, em processo que visa desenvolver conhecimentos e habilidades para agentes já iniciados na atividade de inteligência de segurança pública das instituições.
O evento é promovido pela diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública de SC, por meio da diretoria de Inteligência.