SSP/SC

Santa Catarina é o estado mais seguro do País e o segundo na classificação geral do Ranking de Competitividade dos Estados 2024

Santa Catarina é destaque mais uma vez na pesquisa nacional que mostra o Ranking de Competitividade dos Estados. No ranking geral, o Estado aparece em 2° lugar – pelo oitavo ano consecutivo -, atrás apenas de SP. Já na região Sul do País o estado catarinense ficou em primeiro. “São Paulo é praticamente um país, e ficar atrás apenas deles no ranking de competitividade, é quase a mesma coisa que ficar em primeiro. Esses resultados refletem o compromisso e o trabalho árduo de todos os catarinenses”, comemora o governador Jorginho Mello.

O estudo foi realizado pelo Centro de Liderança Política (CLP) e avalia diferentes áreas. Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira, 21, em Brasília. Participaram do evento os governadores Jorginho Mello; Renato Casagrande, do Espírito Santo; Raquel Lira, de Pernambuco; Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul; e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul; além de prefeitos, ministros, senadores e secretários de Estado.

“Os números mostram que Santa Catarina está no caminho certo. Muito orgulho de estarmos com tanto destaque no cenário nacional, resultado do trabalho do governador Jorginho Mello e de toda a equipe que compõe o governo”, enfatizou a secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco, que acompanhou o governador na solenidade realizada na capital federal.

De acordo com a pesquisa, Santa Catarina está em primeiro lugar no quesito Segurança Pública, com destaque para a segurança pessoal, segurança patrimonial e qualidade da informação de criminalidade, a transparência com os dados.

Para o governador Jorginho Mello, o resultado é consequência, além de investimentos na área, também dos números de empregos. Ele acredita que quanto menor o percentual de desemprego, menor a violência. “Santa Catarina tem a menor taxa percentual de desemprego do país, 3,2%. Se o cidadão tem o que fazer, tem o trabalho dele, a violência cai drasticamente”, afirma.

Os indicadores são distribuídos em 13 pilares fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Santa Catarina também liderou o ranking nos quesitos “Capital Humano” e “Sustentabilidade Social”. Além disso ficou em terceiro lugar em “Inovação”, “Infraestrutura” e “Eficiência da Máquina”.

Sobre o ranking Competividade dos Estados

O Ranking de Competitividades dos Estados é realizado há treze anos pelo CLP (Centro de Liderança Pública). Na edição 2024, as 27 unidades federativas foram avaliadas a partir de 99 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação. O Ranking de Competitividade dos Estados conta com a parceria técnica de Tendências e Seall.

Sobre o CLP (Centro de Liderança Pública)

O CLP (Centro de Liderança Pública) é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 16 anos, defende um Estado Democrático de Direito eficiente no uso de seus recursos e constituído sobre princípios republicanos.

“A cultura de tomada de decisão a partir de evidências pode tornar o setor público brasileiro muito mais eficiente. O ranking é uma ferramenta primordial quando falamos de efetividade de políticas públicas formuladas a partir de diagnóstico, indicadores consolidados e análise de desempenho. É uma iniciativa que leva o setor público a tomar, cada vez mais, as decisões com base em informações e, cada vez menos, em opiniões”, destaca Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP.

:: Confira aqui os números de Santa Catarina no Ranking

(Foto: Divulgação CLP)

(Fonte: Secretaria Executiva de Articulação Nacional)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support