SSP/SC

Santa Catarina alcança o menor índice de homicídios para o mês de julho desde 2008

Foto: Divulgação | SECOM

Após registrar, no primeiro semestre de 2025, a menor taxa de homicídios da última década, Santa Catarina alcançou, no mês de julho, o menor índice para esse período em toda a série histórica, iniciada em 2008. Foram 23 crimes ao longo do mês, em comparação com o mesmo período de 2024, quando houve 30 homicídios. O resultado representa diminuição de 24%.

A tendência de queda já havia sido confirmada em junho, quando foram computados 27 crimes. O índice daquele mês também superou todos os números registrados desde 2008. Comparado ao mesmo período do ano anterior, em que houve 48 crimes, a redução foi de 44%.

Para o Secretário da Segurança Pública, Coronel Flávio Graff, os números consolidam, mais uma vez, a atuação exitosa das forças de segurança no combate à criminalidade em Santa Catarina. Segundo ele, o Ministério da Justiça e Segurança Pública considera o índice de homicídios o principal indicativo de redução da violência no País, o que confirma a condição privilegiada do Estado em relação à segurança de seus cidadãos.

“As Polícias Militar, Civil e Científica e o Corpo de Bombeiros Militar avançam de forma inédita sobre as principais demandas que envolvem a segurança pública. Os números alcançados no primeiro semestre e, agora, em julho, confirmam um quadro extremamente positivo. Cientes dos grandes desafios que precisamos superar, sob a condução competente do governador Jorginho Mello, seguimos trabalhando para que Santa Catarina mantenha o posto de Estado mais seguro do País”, afirmou.

Roubos e furtos em queda

No primeiro semestre de 2025, o indicador de roubos registrou o menor percentual da série histórica, iniciada em 2010. Com 555 ocorrências a menos, houve redução de 17,2% em relação ao mesmo período de 2024. Acrescentando o mês de julho ao período analisado, a redução chega a 1.097 casos; comparado ao mesmo intervalo de 2024, houve diminuição de 26,25%.

Outro dado importante diz respeito ao indicador de furtos. Com queda progressiva desde 2023, nos seis primeiros meses do ano a prática desse crime reduziu 3,3% em relação ao mesmo período de 2024, com 1.805 ocorrências a menos. Considerando o período até 31 de julho, a redução, em comparação ao mesmo período do ano anterior, chega a 3.800 ocorrências.

Redução de feminicídios

Mesmo considerando alguns trágicos episódios recentes, o Estado registrou redução no número de feminicídios em Santa Catarina. No período de 1º de janeiro a 14 de agosto deste ano, foram 29 vítimas, contra 34 no mesmo intervalo de 2024. No primeiro semestre de 2025, o Estado já havia alcançado a segunda menor taxa da série histórica, iniciada em 2018, com queda de 30,3%, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

“Os crimes de violência contra a mulher continuam sendo um dos grandes desafios, não só da segurança pública, mas de toda a sociedade. Felizmente, com a iniciativa do governador Jorginho Mello e da vice-governadora Marilisa Boehm, a partir de agora, vamos atacar esse problema de forma mais estruturada, integrada e eficiente, unidos em torno do recém-lançado Plano Estadual de Combate à Violência contra a Mulher”, concluiu o Secretário Flávio Graff.

Mais informações:
Rafael Cardoso
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Segurança Pública
Telefone: (48) 99902-9991
E-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br

Fonte: SECOM | GOV SC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support