Projeto de reconhecimento facial coordenado pela SSP recebe apoio do senador Jorge Seif

O Projeto Reconhecimento Facial (ProRef) recebeu mais um reforço importante para que seja expandido a todos os municípios de Santa Catarina. Nesta quinta-feira, 24, o secretário da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, e o secretário-adjunto, coronel Sinval Santos da Silveira Junior, reuniram-se com o senador da República Jorge Seif, que veio conhecer a iniciativa que está gerando grande expectativa no estado. Isso porque os primeiros testes de viabilidade técnica com câmeras de reconhecimento facial, realizados em grandes eventos em cidades catarinenses, já apresentaram resultados positivos no combate à criminalidade.
O coronel Flávio Graff explicou ao senador que a tecnologia de reconhecimento facial é uma das principais frentes assumidas pelo governador Jorginho Mello na área da Segurança Pública. Para isso, autorizou inicialmente o investimento de R$ 40 milhões, destinados à compra de mil câmeras com tecnologia inteligente para reconhecimento facial, além de um software para integrar o sistema. Esses equipamentos serão distribuídos entre os 60 municípios catarinenses com mais de 25,6 mil habitantes.
“Nesses municípios concentra-se 70% da população catarinense, onde foram registrados cerca de 73% dos homicídios ocorridos no estado em 2024. Apesar do grande potencial de cobertura, o ProRef vai abranger todo o território catarinense. Por isso, estamos recorrendo aos nossos representantes federais com o objetivo de reunir os recursos necessários para ampliar o projeto por meio de emendas parlamentares”, explicou.
O secretário-adjunto da SSP, coronel Sinval, reiterou que o investimento inicial de R$ 40 milhões permitirá o desenvolvimento da espinha dorsal do ProRef. “Estamos trabalhando para que a primeira etapa de implantação tenha início em novembro, contemplando os municípios litorâneos que fazem parte da Operação Verão. Posteriormente, a proposta prevê a construção de 10 polos de servidores pelo estado para garantir a estrutura adequada à cobertura integral. Por isso, é fundamental esse apoio extra dos nossos parlamentares”, afirmou.
O senador Jorge Seif elogiou a iniciativa do Governo do Estado e manifestou total apoio ao projeto. Membro efetivo da Comissão de Segurança Pública no Senado Federal, Seif colocou-se à disposição para ser o interlocutor da SSP junto ao Fórum Parlamentar Catarinense, em Brasília, como forma de viabilizar os recursos necessários. “Sou parceiro, desde já, desse projeto fantástico e me coloco à disposição para buscarmos, inclusive, tecnologias de outros países para incrementar a estrutura, não só na segurança, mas em diversos setores da sociedade”, concluiu.
(Foto: Divulgação SSP)