SSP/SC

Programa “A Mulher Tem Voz” reforça proteção às mulheres e já conta com ações de fiscalização na Capital

A Polícia Civil de Santa Catarina reforça a importância do programa “A Mulher Tem Voz”, iniciativa voltada à prevenção e ao enfrentamento do constrangimento e da violência contra mulheres em ambientes de entretenimento. Como parte das ações da operação “Estação Verão”, considerando o aumento no fluxo de turistas e a proximidade das festas de Carnaval, a instituição já iniciou ações de fiscalização e conscientização em estabelecimentos da Capital.

O programa é desenvolvido por meio da Gerência de Fiscalização de Jogos, Diversões Públicas e Produtos Controlados (GEFID) e está previsto na Resolução nº 04/GAB/DGPC/PCSC/2024, em consonância com a Lei Federal nº 14.786/2023, que instituiu o Protocolo “Não é Não” em todo o território nacional.

Operação “Voz Ativa” por toda SC

Com o objetivo de dar efetividade ao Programa “A Mulher Tem Voz”, a Polícia Civil de Santa Catarina deflagra, desde o dia 26 janeiro até o dia 23 de fevereiro, a operação “Voz Ativa” em todo o estado. A iniciativa tem como foco ações de conscientização e orientação em estabelecimentos de entretenimento, reforçando a importância da prevenção e do enfrentamento ao constrangimento e à violência contra mulheres, especialmente em um período de maior circulação de pessoas e realização de eventos noturnos.

Conscientização como principal ferramenta de prevenção

Antes da fiscalização propriamente dita, a Polícia Civil tem priorizado ações orientativas, com conversas diretas com empresários e responsáveis pelos estabelecimentos. O objetivo é esclarecer dúvidas, promover a adequação às normas legais e incentivar a aplicação efetiva do protocolo de forma preventiva e educativa.

Essa atuação ganha ainda mais relevância durante a temporada de verão, período marcado pelo aumento de eventos noturnos e pela maior circulação de pessoas, o que pode ampliar a vulnerabilidade a situações de assédio e violência. A conscientização coletiva é fundamental para que os ambientes de lazer sejam mais seguros e responsáveis.

Obrigações dos estabelecimentos

O programa “A Mulher Tem Voz” estabelece uma série de medidas obrigatórias para casas noturnas, boates, shows e locais similares. Entre elas, destaca-se a necessidade de:

  • Manter pelo menos um colaborador capacitado para atender ao protocolo;
  • Fixar cartazes informativos em locais visíveis, preferencialmente nos banheiros, com orientações sobre como acionar o programa e contatos da Polícia Civil, Polícia Militar e da Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180);
  • Garantir atendimento reservado, seguro e humanizado à mulher em situação de risco;
  • Colaborar com os órgãos de segurança pública e preservar eventuais provas.

O descumprimento das normas pode resultar em notificação e instauração de procedimento administrativo fiscalizatório.

Materiais disponíveis e compromisso institucional

Como parte das ações do programa, a PCSC disponibiliza cartazes informativos e materiais educativos para download no site oficial da instituição, facilitando o acesso e a correta divulgação das informações. Além disso, durante as fiscalizações, os responsáveis pelos estabelecimentos recebem materiais impressos com todas as orientações necessárias para regularização.

Consulte mais informações e tenha acesso à cartilha do Programa “A Mulher Tem Voz” pelo link: https://pc.sc.gov.br/?page_id=18772

(Fonte: Polícia Civil de Santa Catarina)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support