Policiais científicos participam de curso sobre boas práticas na análise de documentos digitais

A Polícia Científica de Santa Catarina, com apoio da Academia de Polícia Civil (ACADEPOL), promoveu o curso Investigação de Documentos Digitais apresentado pela perita criminal Andrea Dresch, dos dias 17 a 20 de junho. O curso teve como objetivo geral apresentar aos policiais científicos e civis as boas práticas na análise de documentos digitais, além de capacitar peritos criminais para realização de exames.

A necessidade dessa capacitação surgiu em meio a alteração do cenário atual, em que se observa uma tendência cada vez maior dos documentos digitais se tornarem predominantes em relação aos documentos físicos.

Durante as aulas, os alunos foram introduzidos aos fundamentos dos documentos digitais, além das boas práticas para sua manipulação. Foi apresentada a contextualização dos exames periciais, elucidando os conceitos associados e destacando a crucial importância da cadeia de custódia na preservação da integridade dos documentos digitais como prova legal.

Os conceitos básicos de imagens foram explorados, com ênfase na aplicação a documentos, assim como os princípios fundamentais dos documentos multimídia, focando especialmente em documentos de identificação e contratos. Para complementar, a turma teve a oportunidade de realizar análises detalhadas de estruturas de arquivos PDF e de imagens encapsuladas, sendo preparados para enfrentar os desafios práticos dos exames periciais.

O curso contou com aulas dinâmicas e interativas, para enriquecer o aprendizado. Além disso, aconteceram debates cruzados, discussões de estudos de casos que envolveram a participação de todos. A parte prática foi também importante, com atividades envolvendo ferramentas avançadas de edição e análise de imagens e documentos, preparando os alunos para aplicar diretamente o conhecimento adquirido.

Com os documentos digitais cada vez mais importantes como elementos probatórios, é crucial disseminar boas práticas em relação às evidências multimídia entre policiais civis e científicos. O treinamento não apenas capacita para lidar com desafios complexos, mas também garante que os policiais estejam preparados para a crescente demanda por análises precisas e eficazes no campo da perícia digital.

Para o diretor da Academia de Perícia, Luan Carneiro, “as atualizações técnicas no campo da segurança pública se moldam aos desafios propostos no século XXI. A revolução tecnológica alcança também a Criminalística, e treinar nossos Peritos Criminais em análises digitais é uma demanda cada vez mais presente na Polícia Científica, que conta com grandes experts no assunto, como é o caso da Perita Andrea Dresch. Ademais, a participação da Polícia Civil também se torna campo fértil pra discussões inter-agências, com foco em resultados para as investigações”.

Participaram do curso 10 peritos criminais da Polícia Científica de Santa Catarina, 2 peritos criminais da Polícia Científica do Paraná e 10 policiais civis de Santa Catarina.

(Fonte: Polícia Científica de Santa Catarina)

(Foto: Divulgação/PCISC)