SSP/SC

Polícia Militar de Santa Catarina faz homenagem aos Peacekeepers da ONU

Fotos: Polícia Militar de Santa Catarina


Nesta quinta-feira, 29, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou uma solenidade em alusão ao Dia Internacional dos Peacekeepers (Forças de Manutenção da Paz) das Nações Unidas, data que homenageia os Soldados da Paz e marca o aniversário da primeira missão da Organização das Nações Unidas (ONU), iniciada em 1948. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Quartel do Comando-Geral (QCG), em Florianópolis.

O evento foi idealizado pelo comandante-geral da PMSC, coronel Emerson Fernandes, que também teve destacada atuação em missões internacionais, como consultor de segurança e comandante regional da Polícia da ONU no Timor-Leste e no Sudão.

Na ocasião, 50 oficiais e praças da PMSC e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), da ativa e veteranos de todo o estado, que participaram de missões de paz, foram homenageados em um tributo à coragem e ao profissionalismo desses militares que, com dedicação, ajudaram a reconstruir sociedades marcadas por conflitos.

Entre os homenageados, destaque para o coronel veterano Calixto Fachini, primeiro policial militar catarinense a integrar uma missão de paz, atuando entre 1996 e 1997 como observador de direitos humanos na Missão das Nações Unidas na Guatemala, após décadas de guerra civil; e para o subtenente veterano Vitório Radichewski, pioneiro catarinense nas missões de paz da ONU, que integrou, entre 1960 e 1961, o Batalhão Suez, atuando no Oriente Médio. Após sua missão, ele ingressou na PMSC, servindo no 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Canoinhas.

Por fim, o 3º sargento Raony Kambará Rocha Osório recebeu a Medalha de Mérito Coronel Lopes Vieira, homenagem destinada a militares que se destacam por ato ou trabalho excepcional no exercício da profissão, em prol da corporação ou da coletividade. O sargento Raony atuou como consultor policial das Nações Unidas na missão da ONU na Somália, entre 2022 e 2024, desempenhando as funções de assessor de planejamento e consultor jurídico.


O comandante-geral da PMSC, coronel Emerson Fernandes, participou do evento ao lado do subcomandante-geral da PMSC, coronel Jofrey Santos da Silva, do subcomandante-geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza, do chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Jailson Aurélio Franzen, de coronéis veteranos, além de outras autoridades civis e militares, familiares e convidados. 

“Estes são grandes homens, que deixam suas casas e famílias para atuar em importantes missões. Nada mais justo do que homenageá-los neste dia tão especial. Que continuem a inspirar gerações, dentro e fora do Brasil”, destacou o comandante-geral, coronel Emerson.


Clique aqui e confira o álbum de fotos.

Fonte: Polícia Militar de Santa Catarina

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support