SSP/SC

Polícia Militar completa 189 anos, recebe novas viaturas e realiza promoções

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou na sexta-feira, 3, na parte da manhã, na Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), em Florianópolis, e também em atos nas demais unidades em todo o Estado, a solenidade de entrega de equipamentos e promoção de policiais militares, em alusão aos 189 anos de fundação (a data oficial é dia 5 de maio).

O evento em Florianópolis contou com a presença do comandante-geral da instituição, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, da vice-governadora do Estado, Marilisa Boehm. O governador Jorginho Mello justificou a sua ausência por causa das fortes chuvas no Estado e por causa disso estava em visita aos municípios atingidos em Santa Catarina. Também esteve presente o secretário de Estado da Segurança Pública, Carlos Henrique de Lima.

Equipamentos – Na oportunidade, o Governo do Estado entregou à PMSC três quadriciclos, 13 motocicletas e 126 viaturas às unidades para o policiamento e a preservação da ordem pública. O valor total do investimento foi de R$ 16.515.950,00 (dezesseis milhões, quinhentos e quinze mil e novecentos e cinquenta reais), com recursos de convênios federais e municipais. 

As motocicletas são divididas em oito do tipo on-off road marca Yamaha, modelo Lander 250 e cinco motocicletas tipo on-off road  Kawasaki, modelo Versys 650. Os quadriciclos são da marca CFMoto, modelo CForce 450L. Das 126 viaturas que serão entregues, 32 são da marca e modelo Hyundai/Creta, caracterizadas e com cela, e 94 viaturas da marca e modelo Jeep/Renegade 1.3 Turbo T270, também caracterizadas e com cela.

Além disso, com recursos federais, de cerca de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), o Governo do Estado realizou a entrega de 43 desfibriladores automáticos externos e 43 oxímetros para a PMSC, que serão distribuídos a todos os batalhões para a prevenção à saúde dos policiais militares.

Promoções – Na mesma data foram realizadas solenidades em todas as regiões militares do Estado, com a promoção de sete oficiais e 60 praças no total. Em Florianópolis, destaca-se a promoção de dois tenentes-coronéis, Iaga Indalencio Cota e Marcus Vinícius dos Santos, que foram promovidos ao posto de coronel, último posto militar na corporação.

Os majores Giovani Santos Constanza, Rafael Antonio da Silva e Diego Rodrigues Machado foram promovidos ao posto de tenente-coronel e o capitão Capelão Marcos Antonio Motta Moraes ao posto de major. O 2º tenente Guilherme Cesar Mazzo foi promovido para 1º tenente.

Entre as autoridades civis e militares que receberam condecorações em alusão aos 189 anos da PMSC, a vice-governadora, Marilisa Boehm e o Secretário de Estado da Segurança Pública, Carlos Henrique de Lima, que foram laureados com a Comenda Barriga Verde.

Acordo de Cooperação – Entre os atos realizados, destaca-se a assinatura entre a PMSC e a Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina, com a finalidade de proporcionar o atendimento e a prestação de assistência jurídica integral e gratuita aos policiais militares que figurarem como investigados em procedimentos relacionados à Polícia Judiciária Militar. A assinatura foi realizada pelo defensor público-geral, Renan Soares de Souza, pelo comandante-geral da PMSC e pelo corregedor-geral da PMSC, coronel Fabrício Berto da Silveira.

Solenidade – Antes de usar da palavra, o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa fez o lançamento da Carta de Apresentação, da Política de Trabalho e a Estratégia da Polícia Ostensiva e Ordem Pública da PMSC. A instituição estabeleceu este documento em 2024, alinhado à política e estratégia catarinense de ordem pública e polícia ostensiva, visando não apenas abordar os objetivos e avanços institucionais, mas também a interação da sociedade catarinense com a missão constitucional de preservação da ordem pública.

Baseada na definição de ordem pública e nas leis existentes, a estratégia visa aplicar as capacidades da ordem pública em áreas como economia, desenvolvimento social, ambiente e relacionamentos institucionais por meio de ações estratégicas de polícia ostensiva.

Para o comandante-geral, a PMSC atingiu um nível de excelência nas áreas administrativas e operacionais que se distinguem do resto do país. “O trabalho realizado pela nossa instituição, com a preocupação constante na formação dos nossos policiais e na garantia de equipamentos de trabalho que sejam atuais e modernos, fazem com que tenhamos um trabalho totalmente voltado para o atendimento das demandas da sociedade catarinense”, afirmou.

O Secretário Carlos Henrique de Lima disse que a Polícia Militar, “ao atender uma ocorrência, não sabe quem está do outro lado da linha esperando. Isso é amor incondicional. Você correr para ajudar alguém que você não conhece e sacrificar a sua vida, se necessário for, para ajudar alguém que você não conhece”.

A vice-governadora destacou a classificação de que Santa Catarina é o Estado mais seguro do Brasil. “Temos aqui policiais totalmente dedicados à sua função primordial, que é defender e guardar o cidadão catarinense. E nesse sentido, o Governo do Estado tem feito o seu trabalho de garantir às Forças de Segurança a qualidade e o reconhecimento necessários para que mantenhamos sempre esse lugar no pódio nacional”, finalizou.

Clique AQUI e veja o albúm de fotos e vídeos da solenidade.

Veja abaixo o vídeo com o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa.

ASSISTA O VÍDEO

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support