SSP/SC

Polícia Civil deflagra operação “Tentáculos” contra lavagem de dinheiro e crimes ambientais

Nesta terça-feira (14/10), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Investigação à Lavagem de Dinheiro, com o apoio da Delegacia de Crimes Ambientais e do Laboratório de Tecnologia de Lavagem de Dinheiro, deflagrou a operação “Tentáculos”. A ação visa desarticular um grupo suspeito de lavagem de dinheiro, com valores provenientes de ilícitos relacionados a crimes ambientais e parcelamento irregular de solo, entre outros.

O grupo já havia sido alvo de investigações da Delegacia de Investigação de Crimes Ambientais e Relação de Consumo, resultando em diversos indiciamentos por práticas criminosas que geram ganhos significativos. A atual investigação foca na ocultação e dissimulação patrimonial.

Nesta terça-feira, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, no norte da Ilha de Santa Catarina, e foi realizado o sequestro cautelar de 86 imóveis, móveis e ativos financeiros, totalizando R$ 170.000.000,00.  Entre as apreensões estão dinheiro em espécie, diversos veículos e até um motorhome.

A operação busca a asfixia financeira do grupo, que utiliza pessoas jurídicas e interpostas pessoas para a lavagem de dinheiro. Foi constatada a aquisição de imóveis por meio de “contratos de gaveta” e a criação de empresas para blindagem patrimonial.

A exploração predatória de recursos naturais, a criação de condomínios e o parcelamento de terras em desacordo com as normas geram vultosos lucros e podem causar danos ambientais e sociais irreversíveis. A investigação é crucial para evitar a inserção de valores ilícitos no sistema financeiro e no mercado formal lícito abalando a ordem econômica e a justa competitividade.

(Fonte: Polícia Civil de Santa Catarina)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support