SSP/SC

Polícia Civil deflagra operação “Reação Adversa” contra grupo criminoso especializado em falsificar, adulterar e comercializar anabolizantes e medicamentos

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Investigação à Lavagem de Dinheiro da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, deflagrou, na manhã desta segunda-feira (26/05), a operação “Reação Adversa”. A ação, que aconteceu em Jaraguá do Sul, Barra Velha e Canoinhas, em Santa Catarina, e em Catalão, em Goiás, contou com o apoio da Polícia Civil de Goiás, do Laboratório de Tecnologia em Lavagem de Dinheiro da DEIC e das Delegacias de Investigações Criminais de Canoinhas e de Campos Novos.

A operação visa desarticular um grupo criminoso especializado em falsificar, adulterar e comercializar anabolizantes e medicamentos de alto valor, crime cuja pena prevista é de 10 a 15 anos de reclusão e também é tipificado como hediondo pelo ordenamento jurídico. Durante as diligências, uma pessoa foi presa por cumprimento de mandado e em flagrante e outra em flagrante.

A investigação teve início após a denúncia de uma vítima que sofreu complicações graves após usar um medicamento para emagrecer falsificado (Ozempic). Além disso, os investigados comercializavam anabolizantes, remédios abortivos e outros medicamentos não legalizados pela Legislação brasileira.

O grupo criminoso obtinha medicamentos vencidos, removia as datas de validade reais e adulterava-as para datas ainda válidas. Uma gráfica participava na produção de caixas idênticas às originais dos medicamentos falsificados. A comercialização ocorria principalmente através de redes sociais, por preços abaixo dos valores praticados no mercado.

Com a operação, veículos de luxo e imóveis adquiridos com o lucro ilícito foram apreendidos e indisponibilizados para posterior reparação às vítimas.

A Polícia Civil de Santa Catarina continuará trabalhando para identificar e punir os responsáveis por esse tipo de crime, protegendo a saúde e a segurança da população. Os investigados poderão responder ainda por tentativa de homicídio com dolo eventual.

Destaca-se ainda que, quem adquiriu os medicamentos ou de anabolizantes, não deve utilizá-los. Além disso, a orientação da Polícia Civil é no sentido de que, se alguém usou e passou mal, procure a delegacia. Não se sinta constrangido e faço o registro.

No vídeo, o delegado Jeferson Prado, da DLAV/DEIC, fala mais sobre a operação:

(Fonte: Polícia Civil de Santa Catarina)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support