SSP/SC

Polícia Civil deflagra Operação para desarticular associação criminosa especializada em furtos e adulteração de veículos na grande Florianópolis

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos do Departamento de Investigações Criminais (DFRV/DEIC), em ação conjunta com a Polícia Militar e o Núcleo Integrado de Inteligência de São José, deflagrou nesta terça-feira (19/05) a “Operação Pitágoras”. A ofensiva de grande porte visa desestruturar uma associação criminosa especializada em furtos, roubos e adulteração de veículos que atuava com forte expressão na Grande Florianópolis.

O nome da operação faz referência ao matemático grego, simbolizando a integração das forças de segurança em torno de um “triângulo equilátero”, representado pela atuação conjunta e coordenada entre a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Núcleo de Inteligência. Ao todo, foram expedidos 54 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão, cumpridos nos municípios de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Joinville, Araquari, Laguna, Lages e Bom Retiro.

Até o momento, a ação resultou na prisão de sete investigados em cumprimento aos mandados judiciais, além de uma prisão em flagrante por tráfico de drogas. Na ocasião, o padrasto de um dos alvos foi flagrado com cerca de um quilo de cocaína e crack. O homem havia recebido liberdade condicional há aproximadamente três meses, após cumprir pena por uma condenação anterior pelo mesmo crime em 2023. Dois investigados não foram localizados e permanecem foragidos.

As investigações começaram em 2025, após ser detectado um aumento expressivo no furto de veículos de marcas específicas. Durante o período de monitoramento, o grupo criminoso subtraiu quase 50 automóveis, dos quais aproximadamente 90% foram recuperados graças à pronta intervenção das forças de segurança.

A apuração revelou uma complexa divisão de tarefas. Entre os investigados, há um funcionário de uma empresa de confecção de placas automotivas, suspeito de atuar na clonagem e regularização clandestina dos carros, e um chaveiro que auxiliava na confecção de novas chaves para dar partida nos veículos subtraídos.

A operação é o resultado de meses de cruzamento de dados, análise de monitoramento e trabalho de campo entre a DFRV/DEIC e as agências de inteligência da Polícia Militar de Biguaçu, São José, Florianópolis e Palhoça, além da Guarda Municipal de São José. A Polícia Civil destaca que o apoio institucional do Poder Judiciário e do Ministério Público da Comarca de São José foi fundamental para o êxito e a segurança jurídica da operação.

(Fonte: Polícia Civil de Santa Catarina)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support