Polícia Civil deflagra operação “Ourímetro”, cumpre 32 mandados de busca e dez servidores são afastados da Administração Municipal de Imbituba

Nesta quinta-feira (23/05), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia da Comarca de Imbituba, com o apoio da Polícia Científica, deflagrou a operação “Ourímetro”, visando combater uma organização criminosa que fraudava a execução de serviços de maquinários com a Prefeitura de Imbituba. Ao todo, foram cumpridos 32  mandados de busca e apreensão e 10 servidores públicos foram afastados de suas funções.

No primeiro semestre do ano de 2023, a Polícia Civil de Imbituba recebeu diversas denúncias anônimas indicando que as empresas contratadas por meio da licitação estavam com o sistema de aferição de horas trabalhadas (horímetro) fraudados, de forma a marcar horas a mais do que as efetivamente trabalhadas, gerando prejuízo à administração pública municipal.

Diante dessas informações, realizaram-se diversas diligências preliminares com o objetivo de confirmar as informações. Apurou-se que a referida licitação tinha por objeto a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de locação de veículos automotor, tipo caminhão, caçamba/basculante e máquinas pesadas, com manutenção motorista no caso de caminhão, operador no caso de máquinas, todos habilitados, combustível em ambos os casos e com horímetro em todos os equipamentos.

Ao final do certame, oito empresas foram vencedoras com a destinação total de 25 equipamentos para prestação de serviços à Prefeitura de Imbituba, cujos valores somados da contratação são de R$10.091.890,00.

Em junho de 2023, a Polícia Civil de Imbituba e de Garopaba e a Polícia Científica de Laguna deflagraram operação em conjunto visando realizar exame pericial nas máquinas das empresas vencedoras que estavam prestando serviços para a Prefeitura de Imbituba, objetivando comprovar se o sistema de aferição de horas trabalhadas estava adulterado ou não.

Na ocasião, 15 máquinas que prestavam serviços à prefeitura de Imbituba foram periciadas, das quais 11 apresentaram adulteração no horímetro, destacando-se que todas as empresas que tiveram suas máquinas periciadas apresentaram algum tipo de fraude.

Durante a realização da operação, o motorista de uma das máquinas tentou fraudar a operação modificando a estrutura do horímetro de uma das máquinas que seria examinada naquele dia. O aparelho celular foi apreendido e passou por análise após autorização judicial.

Destaca-se, ainda, que as planilhas de horas que a Polícia Civil teve acesso até o momento indicaram que as máquinas trabalhavam todos os dias praticamente com hora cheia, não respeitando dias chuvosos, feriados, ou pausas no trabalho.

Com os elementos angariados, observou-se uma estrutura criminosa formada pelos particulares contratados pela Administração Pública e por funcionários públicos que tinham conhecimento e permitiam a engrenagem criminosa em prejuízo da Administração Pública Municipal, cujo montante do prejuízo ainda está em apuração.

Por conta disso, representou-se por 32 mandados de busca e apreensão nos endereços ocupados pelos envolvidos, assim como pelo afastamento de 10 servidores públicos da Administração Municipal. Além disso, na data de hoje (23/05), foram coletados diversos materiais, que serão encaminhados à Polícia Científica para posterior análise pela Polícia Civil.

(Fonte: Polícia Civil de SC)