Polícia Civil cumpre mandados de prisão preventiva, de busca e apreensão e de sequestro e indisponibilidade de bens em oito cidades de SC

Na manhã desta quarta-feira (15), a Polícia Civil, por meio da DIC e DRFR de Blumenau, deflagrou operação policial denominada “Surpresa” para cumprir 12 mandados de prisão preventiva e 25 de busca e apreensão, além do sequestro e indisponibilidade de bens, direitos e valores em desfavor de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Até o final da tarde, 11 pessoas haviam sido presas.

A operação contou com o apoio da DIC de Itajaí, DIC de Balneário Camboriú, DIC de Brusque, DIC de São José, da DPCo de Ascurra, DTCA, DRP e DPCAMI de Blumenau, DPCo de Brusque, DPCo de Tijucas, DPCo de Camboriú, CPP de Balneário Camboriú e das 3ª, 4ª e 5ª DPCos de Joinville. Ao todo, 65 policiais civis participaram da operação.

Em maio de 2023, a DIC de Blumenau cumpriu mandado de busca e apreensão contra um investigado por tráfico de drogas na cidade de Porto Belo. Na oportunidade, o alvo da diligência não foi localizado, mas havia um casal no imóvel que estava de posse de um veículo avaliado em R$ 145 mil e mantinha em espécie a quantia de R$ 71.901,00. De imediato, o casal negou qualquer vínculo com o investigado procurado.

Todavia, no decorrer das investigações, comprovou-se não só uma estreita relação entre o casal e o principal investigado como também um forte esquema de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. A partir da análise financeira dos investigados (a maioria com passagens pelo crime de tráfico de drogas) foi possível demonstrar que o grupo criminoso movimentou mais de R$ 112 milhões.

A fim de cessar a prática de crimes, a PCSC representou pela prisão preventiva, busca e apreensão, sequestro e indisponibilidade de bens, direitos e valores dos investigados, medidas prontamente deferidas pelo Poder Judiciário de Blumenau.

As buscas foram realizadas nas cidades de Blumenau, Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Governador Celso Ramos e São José. Além de celulares, computadores e documentos, que ainda serão analisados, também fora apreendidos dinheiro, automóveis e um quadriciclo. Os presos foram encaminhados ao Presídio Regional de Itajaí.

(Fonte: Polícia Civil de SC)