SSP/SC

Polícia Científica participa de ação para emitir documento de identidade à população em situação de rua e indígenas

Uma ação que mobiliza vários órgãos e instituições conta com o apoio da Polícia Científica de Santa Catarina. É o Registre-se!, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Corregedoria Nacional de Justiça, que mobiliza as Justiças Estadual e Federal, em parceria com outras 26 instituições e organizações da sociedade civil.

Na prática serão oferecidos serviços de cidadania para as populações vulneráveis e assim ampliar o acesso à documentação civil básica a todos, além de permitir a regularização de documentos pessoais. O Registre-se! é focado na população indígena, pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional, sem prejuízo do atendimento aos demais segmentos da população socialmente vulnerável.

Nesta edição, a Polícia Científica de Santa Catarina irá emitir documentos de identidade para moradores em situação de rua. A ação será realizada no complexo esportivo do Instituto Estadual de Educação (IEE), no Centro de Florianópolis até 17 de maio. Além disso disso a PCI também vai atuar na confecção da identidade dos indígenas das aldeias de Major Gercino e Morro dos Cavalos. A expectativa da PCISC é emitir cerca de 500 documentos nesta edição.

Para a perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, esse tipo de ação garante o acesso a direitos básicos do cidadão. “Ter a carteira de identidade é um direito de todos e essa ação vem para garantir o acesso gratuito e facilitado a esse documento para os indígenas e moradores de rua. Com isso a gente garante o acesso a direitos fundamentais”, destacou a perita-geral Andressa.

Foto: Tiago Ghizoni / SECOM

(Fonte: Polícia Científica de Santa Catarina)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support