SSP/SC

Polícia Científica de Santa Catarina apresenta estudos sobre violência contra a mulher em congresso internacional

A Polícia Científica de Santa Catarina participa do “American Academy of Forensic Science (AAFS) 2025”, realizado de 17 a 22 de fevereiro, em Baltimore, Estados Unidos. No evento, a PCISC apresentou dois estudos sobre violência contra a mulher, selecionados para apresentação oral a partir dos pôsteres submetidos.

O primeiro estudo propõe um modelo baseado em inteligência artificial para avaliar o risco de feminicídio, intitulado Termômetro da Mulher em Perigo. A metodologia considera fatores como idade, local de residência e histórico de atendimento na Polícia Científica para classificar o nível de risco e indicar a necessidade de acompanhamento preventivo.

O segundo estudo, “Faixa Etária no Processo de Denúncia e Exame Pericial de Vítimas de Violência em Santa Catarina”, analisa a relação entre a idade das vítimas e as diferentes etapas do processo de denúncia. Foram comparados dados do canal 180 (Central de Atendimento à Mulher), registros de boletins de ocorrência e exames periciais, identificando diferenças entre os grupos. O estudo aponta que a idade das vítimas de feminicídio se aproxima mais daquelas que acionam o 180 do que das que registram boletins de ocorrência ou realizam exames periciais. Além disso, constatou-se que apenas 46% das mulheres comparecem para a perícia após o registro do boletim de ocorrência e a solicitação, sendo a adesão menor entre jovens de 18 a 20 anos e maior entre crianças e mulheres de outras faixas etárias.

A Perita-Geral da Polícia Científica de Santa Catarina, Andressa Boer Fronza, destacou a importância dessa participação internacional: “Apresentar nossos estudos em um evento desse porte reforça o papel da perícia oficial na produção de conhecimento científico e na construção de políticas públicas mais eficazes.”

A Perita Criminal Ingrid Knochenhauer de Souza Mendes, coautora e quem apresentou os estudos, ressaltou o impacto da participação no congresso: “Participar da AAFS 2025 é uma oportunidade para compartilhar nossa pesquisa e mostrar como a Polícia Científica de Santa Catarina tem inovado em ciência de dados no combate à violência contra a mulher. Além disso, estar em contato com profissionais renomados do mundo inteiro nos permite trocar conhecimentos e abrir portas para novas parcerias. Há muito a ser feito, mas estamos no caminho certo.”

A participação no evento promove a troca de conhecimento, fortalece as estratégias de análise e prevenção da violência contra a mulher e reafirma o compromisso da Polícia Científica de Santa Catarina com a inovação.

(Fonte: Polícia Científica de Santa Catarina)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support