SSP/SC

PMSC realiza seminário de policiamento turístico e apresenta braçal bilíngue

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou na Academia de Polícia Militar de Santa Catarina (APMT), em Florianópolis, o I Seminário de Policiamento Turístico, um evento que marca avanços importantes na segurança voltada ao turismo em um dos estados mais visitados do Brasil. Durante o evento, foi apresentado o braçal bilíngue, uma iniciativa que busca aprimorar o atendimento aos turistas estrangeiros.

O encontro reuniu especialistas e agentes de segurança para discutir estratégias que tornem o atendimento ao turista ainda mais eficiente, inclusivo e alinhado à realidade de Santa Catarina, especialmente no litoral.

Com praias e uma infraestrutura que atrai milhares de visitantes todos os anos, o litoral catarinense é um dos principais motores do turismo no estado. Durante a temporada de verão, cidades como Balneário Camboriú, Florianópolis e Bombinhas recebem grande fluxo de turistas, incluindo muitos estrangeiros.

Para atender a essas demandas, a PMSC apresentou, durante o seminário, o braçal bilíngue, uma inovação que facilita a identificação de policiais fluentes em idiomas como inglês, espanhol e francês. Este equipamento, que exibe bandeiras dos idiomas falados e o brasão da PMSC com a inscrição “Tourist Police”, promove uma comunicação mais ágil e acessível, essencial para resolver situações e garantir uma experiência segura aos visitantes internacionais.

Para expor sobre o projeto, foi apresentada a trajetória da aluna-soldado Marina Moura, graduada e mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Durante o evento, ela recebeu o braçal bilíngue, um reconhecimento à sua formação e dedicação. Com experiência acadêmica internacional, a aluna-soldado Marina exemplifica o alto nível de qualificação dos policiais da PMSC e sua capacidade de atender de forma diferenciada os desafios de um estado que recebe muitos turistas estrangeiros.

O seminário contou com a presença do comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, do chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Jailson Aurélio Franzen, do diretor da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), coronel Cleber Pires, do senador Jorge Seif, dentre outras autoridades civis e militares.

De acordo com o comandante-geral, coronel Pelozato, “a combinação de preparo técnico e iniciativas inovadoras como o braçal bilíngue, consolida ainda mais Santa Catarina como referência em atendimento aos turistas e fortalece a imagem do estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil”.

O seminário também abordou a relação entre segurança pública e o turismo, destacando a importância do policiamento especializado em áreas de grande circulação de visitantes. Entre os palestrantes, o capitão Yan Tarik Pimentel Madureira, da Polícia Militar do Rio de Janeiro, trouxe a experiência em policiamento turístico e ressaltou como a interação humanizada entre policiais e turistas fortalece a imagem de um destino.

Já o superintendente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Arnaldo Sousa, destacou o papel da segurança como fator determinante para o desenvolvimento socioeconômico e a projeção de Santa Catarina como um destino acolhedor e seguro.

O evento reforçou a importância da integração entre segurança pública, sociedade civil e setor privado, destacando o papel do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social. Com essa iniciativa, a Polícia Militar de Santa Catarina reafirma seu compromisso em fortalecer a confiança dos visitantes e a projeção do estado como um dos destinos mais seguros e atraentes do Brasil.

Clique aqui e veja mais fotos do I Seminário de Policiamento Turístico.

Fotos: 3º sergento Paulo Henrique Santana / CCS

(Fonte: Polícia Militar de Santa Catarina)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support