PMSC promove palestra sobre violência doméstica em Sombrio
Em uma iniciativa voltada para a conscientização sobre violência doméstica e familiar, bem como a promoção do “Agosto Lilás”, mês em que são intensificadas as ações de prevenção à violência contra a mulher, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou uma palestra para as funcionárias de uma fábrica, localizada em Sombrio.
Na manhã desta terça-feira, 20, as policiais que atuam no policiamento preventivo da 2ª Cia do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizaram a atividade que envolveu 60 mulheres, que ouviram atentamente as orientações e participaram ativamente de uma sessão de perguntas e respostas.
A palestra teve por objetivo abordar o tema violência doméstica, fornecer recursos e informações úteis para a comunidade. Além disso, destacou-se a importância de identificar sinais desse tipo de violência e a divulgação de orientações sobre como procurar ajuda.
Na oportunidade também foi enfatizado a necessidade de apoio e solidariedade entre colegas de trabalho, e que a denúncia pode ser um passo crucial para interromper ciclos de violência.
A Cabo Fernanda de Melo Barcelos afirmou que: “Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas sobre a realidade da violência doméstica e encorajar uma atitude proativa na busca de ajuda. É fundamental que as vítimas saibam que não estão sozinhas e que existem recursos disponíveis para apoiar a sua segurança e bem-estar.”
Por fim, destaca-se que este evento faz parte da programação da Operação Shamar, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e que a PMSC faz parte. Durante todo o mês de agosto, as forças policiais de Santa Catarina estão intensificando as ações repressivas e preventivas contra a violência doméstica e familiar e o combate aos crimes contra a mulher no Estado.
(Fonte: Polícia Militar de Santa Catarina)