SSP/SC

PMSC participa de evento alusivo ao Agosto Lilás em Araranguá

Fotos: Polícia Militar de Santa Catarina

Na tarde de sexta-feira, 15, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio da Secretaria dos Programas Institucionais, participou de um encontro especial em alusão ao Agosto Lilás – campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. A ação foi promovida pela Administração Municipal de Araranguá, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Rede de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica.

O evento, realizado no Centro Multiuso do município, contou com a palestra da tenente-coronel Naíma Huk Amarante, que é responsável pela coordenação estadual do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher da PMSC, bem como pelos outros programas institucionais. A oficial abordou de forma sensível e contundente a importância da prevenção, da denúncia e do fortalecimento das redes de apoio, inspirando os presentes a se engajarem no enfrentamento à violência de gênero.

Estiveram presentes representantes de diversas instituições que compõem a Rede de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica em Araranguá, entre elas a Juíza de Direito da 1ª Vara Criminal de Araranguá, Thania Mara Luz; o Promotor de Justiça e titular da 6ª Promotoria de Justiça da Comarca de Araranguá, Pedro Lucas de Vargas; o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Marcelo Bertoncini Zanette; o responsável pela 19ª Delegacia Regional de Polícia Civil; delegado Diego Archer de Haro, a responsável pela Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Araranguá, delegada Eliane Chaves; a secretaria de saúde, Daiane Biff; a secretária de educação, Mariluce Rodrigues; a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas),  Michele Vitor; a coordenadora do Núcleo de Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (Nepre) e representante da Secretaria Estadual de Educação, Crislaine Silveira; a Presidente da Comissão de Direito da Vítima, representando o projeto Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Por Elas, advogada Kayanna Freitas, entre outras autoridades e convidados.

O encontro foi marcado por momentos de diálogo, conscientização e integração entre órgãos públicos e sociedade civil, reafirmando o compromisso coletivo com a proteção e valorização da vida das mulheres. A participação da PMSC reforça sua missão de atuar de forma preventiva e proativa no combate à violência doméstica, por meio de programas institucionais e ações intersetoriais que garantam mais segurança e dignidade para todas.

Fonte: Polícia Militar de Santa Catarina

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support