SSP/SC

PMSC forma 605 soldados para reforçar segurança no Estado

O Estado de Santa Catarina vai receber o reforço de mais 605 novos soldados que se formaram no Curso de Formação de Praças (CFP) 2024. O evento foi realizado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) na manhã desta sexta-feira, 20, na Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), em Florianópolis.

Formados pela Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), a cerimônia marca o início da carreira dos novos militares após um longo período de treinamento físico e teórico para o cumprimento de inúmeras missões no campo da Ordem Pública.

Foram aproximadamente sete meses de curso, tendo a carga horária de 900 horas-aula, com diversas disciplinas práticas e teóricas, além das atividades extraclasses como o exercício de adestramento policial militar, a marcha da Serra da Garganta, seminário de radiopatrulha, palestras, além de escalas de serviço externas em estágios e eventos. Dentro desta rotina intensa, ainda teve atividades descontraídas como as olimpíadas da Esfap, gincanas e trilhas.

Os policiais que se formaram serão deslocados por todas as cidades de Santa Catarina a partir de março do próximo ano. Enquanto isso, eles vão atuar na Operação Estação Verão, para garantir a proteção da população, principalmente nos municípios litorâneos, durante o período de férias.

A cerimônia de formatura foi marcada por discursos inspiradores, destacando a importância do papel do policial militar na sociedade. O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, destacou “a formação desses novos soldados representa o compromisso da Polícia Militar de Santa Catarina com a segurança da sociedade catarinense. Esses homens e mulheres enfrentaram meses de intenso treinamento para estarem prontos a servir e proteger com dedicação e profissionalismo. Hoje, celebramos não apenas o início de suas carreiras, mas também a continuidade de uma tradição de excelência no cumprimento da Ordem Pública”.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, se fez presente na formatura dos novos soldados e destacou a importância desta formação para a sociedade catarinense. “Parabenizo os formandos da nossa valorosa Polícia Militar, que agora integram aquela que é reconhecida como a melhor corporação do país. Vocês dedicaram suas vidas à proteção de pessoas que muitas vezes nem conhecem, demonstrando um compromisso inigualável com a Ordem Pública. Recebam meu abraço e o mais profundo respeito por fazerem parte de uma instituição tão histórica e relevante, que se aproxima de seus 190 anos de dedicação ao povo catarinense”, finalizou o governador.

Durante a solenidade na APMT, foram realizadas diversas homenagens. Dentre as homenagens, o aluno-soldado Maicon Guimarães dos Santos, que alcançou a primeira colocação geral no CFP 2024 com média final de 9,912, foi agraciado com a medalha Feliciano Nunes Pires – categoria Bronze, conferida às praças da PMSC que se destacarem nos Cursos de Formação de Praças, realizados na corporação, e um prêmio da Associação De Praças Do Estado De Santa Catarina (Aprasc).

Além disto, foram agraciados os alunos-soldados Willian Orige Honório, primeiro colocado nas disciplinas Policiais; Leonardo Gai Torres, primeiro colocado nas disciplinas de Direitos Humanos; e Maicon Guimarães dos Santos, primeiro colocado nas disciplinas Militares.

A formatura, que contou com a presença de familiares e amigos dos novos policiais, foi marcada por emoção durante o compromisso perante o pavilhão nacional, continência a bandeira, o desfile e o tradicional último fora de forma.

A cerimônia também contou com a presença do subcomandante da PMSC, coronel Alessandro José Machado, do chefe do Estado-Maior-Geral da corporação, coronel Jailson Aurélio Franzen, do diretor da APMT, coronel Cleber Pires, o comandante da Esfap, tenente-coronel Lucius Paulo de Carvalho, além de diversas autoridades militares, civis e imprensa.

Nome da turma e paraninfo do curso

Todas as turmas que encerram a trajetória na formação escolhem um nome para identificar a sua turma. Os formandos do Curso de Formação de Praças 2024 prestam a sua homenagem à memória do 3º sargento Davi Appel da Silva.

Nascido em 1986, na cidade de Criciúma, o 3º sargento Appel tinha 38 anos e ingressou na PMSC 2011. Era um policial militar dedicado e exemplar, com diversos elogios em sua ficha por bons serviços prestados, além de condecorações como o brasão do mérito pessoal de 3ª categoria e a medalha de bronze por ter alcançado 10 anos de serviço efetivo.

Faleceu em setembro de 2024, em serviço, após ser covardemente atacado no cumprimento da missão.

Durante a solenidade, como forma de homenagear o nobre policial militar, os formandos prestaram uma singela homenagem à família.

O evento também contou com a uma homenagem prestada ao 2º sargento Maikon Antunes de Souza. O militar foi escolhido pelos formandos como Paraninfo do Curso de Formação de Praças.

A escolha foi motivada, além de sua indicação pelos alunos-soldados, por ser uma referência de profissionalismo e ter uma trajetória irretocável e exemplar, bem como ter ampla experiência na atuação policial militar.

Clique aqui e confira as imagens da formatura.

Texto: soldado Pedro Francisco da Costa Neto / CCS
Fotos: 3º sargento RR Paulo Henrique Santana / CCS

(Fonte: Polícia Militar de Santa Catarina)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support