SSP/SC

PMSC finaliza operação Caminhos Seguros resgatando crianças e adolescentes

Foto: Polícia Militar de Santa Catarina

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) participou da Operação Caminhos Seguros, que tem como objetivo combater a exploração sexual de crianças e adolescentes em pontos de vulnerabilidade social, especialmente nas rodovias e em locais de grande circulação.

A ação foi realizada de 30 de abril até o dia 30 de maio, com atuação simultânea em diversas regiões do estado. As equipes policiais realizaram fiscalizações, abordagens e atividades de conscientização, visando identificar situações de risco, proteger vítimas e responsabilizar eventuais autores.

Durante a operação, 13 crianças e/ou adolescentes foram resgatados e dois materiais pornográficos infantojuvenis, em formato digital, foram encontrados e apreendidos. A Polícia Militar também localizou três locais que continham exploração sexual de crianças e adolescentes.

No decorrer da ação, foram realizadas mais de 12.600 abordagens a pessoas, 10.612 vistorias a veículos, 832 fiscalizações em estabelecimentos, como bares, postos de combustíveis, hotéis e locais com histórico de vulnerabilidade, e 884 pontos de bloqueio com operações de trânsito. Ao todo, foram registradas 157 ocorrências e lavrados 36 termos circunstanciados.

Além das ações ostensivas, a operação também contou com atividades educativas e de orientação. Foram realizadas 52 ações de panfletagem, 67 palestras e 1.975 ações educativas em mídia digital, totalizando mais de 130 mil pessoas alcançadas.

A operação também contou com a apreensão de entorpecentes, armas de fogo e munições, além do cumprimento de mandados de prisão e de apreensão. Foram mais de 780 quilos de drogas apreendidas, entre maconha, cocaína, haxixe, crack e skunk. Também houve a apreensão de duas pistolas, quatro revólveres, quatro espingardas, uma arma de fabricação caseira, 279 munições e seis armas brancas.

Em relação às prisões e apreensões, foram 18 pessoas detidas pelo cumprimento de mandados de busca e apreensão, 10 menores apreendidos em flagrante, 39 pessoas presas em flagrante delito e 18 suspeitos conduzidos à delegacia.

A Operação Caminhos Seguros é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com órgãos de segurança pública de todo o país.

Fonte: Polícia Militar de Santa Catarina

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support