SSP/SC

PCSC é destaque na implantação de sistema que fortalece a cooperação interinstitucional entre todas as polícias civis do país

A Polícia Civil de Santa Catarina, bem como as do Mato Grosso, Sergipe, São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul estão comemorando um marco histórico na segurança pública. Trata-se da implementação do Sistema de Cartas Precatórias e do Sistema de Intercomunicação das Polícias Civis (PCAA – Ponto de Controle de Autenticação e Acesso). Lançados oficialmente no dia 20 de agosto de 2024, esses sistemas representam um avanço significativo na integração e eficiência das instituições policiais em todo o país.

O Sistema de Cartas Precatórias e o PCAA foram desenvolvidos com o objetivo de interligar as Polícias Civis, proporcionando uma comunicação mais segura e eficiente. A tecnologia permite a troca de informações cruciais entre os estados, facilitando processos como a identificação de indivíduos, o compartilhamento de dados e fotografias e o uso de Inteligência Artificial. Esses recursos são vitais para fortalecer a cooperação interinstitucional e promover uma resposta mais rápida e coordenada em operações policiais.

Atualmente, os sistemas estão em pleno funcionamento nos estados de Mato Grosso (MT), Sergipe (SE), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Bahia (BA) e Rio Grande do Sul (RS). Em outras unidades, como Rio de Janeiro (RJ), Minas Gerais (MG), Rio Grande do Norte (RN), Maranhão (MA), Mato Grosso do Sul (MS), Alagoas (AL) e Tocantins (TO), os sistemas encontram-se em fase de homologação, com previsão de integração total em breve.

Um destaque importante é o estado de alta disponibilidade do PCAA em São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso, onde servidores de replicação garantem a continuidade e segurança da integração, assegurando que as operações policiais possam contar com tecnologia de ponta para a execução de sua atividades.

Essa conquista é fruto do empenho das equipes de Tecnologia da Informação das Polícias Civis de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso, que trabalharam arduamente nos últimos 24 meses para tornar esse projeto uma realidade. O sucesso desta integração histórica reflete a dedicação e a competência desses profissionais, cujo trabalho merece reconhecimento e elogio.

O presidente do Comitê Gestor de Tecnologia das Polícias Civis do Brasil, o investigador da Polícia Civil de Mato Grosso, Fábio Arruda, celebrou a iniciativa como um marco na cooperação interinstitucional. “Estamos inaugurando uma nova era onde a segurança, a eficiência e a troca de informações entre as Polícias Civis acontecem de forma totalmente digital e automatizada. Estados como Sergipe, Mato Grosso, São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro estão na vanguarda dessa inovação. Essa integração nacional é apenas o começo de futuras iniciativas que transformarão a maneira como trabalhamos”, destacou.

A implantação desses sistemas marca o início de uma nova era para a segurança pública brasileira. A expectativa é que, com a ampliação da integração, o Brasil se torne referência em tecnologia aplicada à segurança pública, promovendo um ambiente mais seguro para todos os cidadãos.

(Fonte: Polícia Civil de Santa Catarina)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support