Parcerias para a Segurança Pública no Sul e Sudeste são apresentadas no último dia do Cosud
Durante o encerramento da 12ª Reunião do Consórcio de Integração do Sul e Sudeste, em Florianópolis, o Coronel Flávio Graff, Secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina e coordenador da Câmara Temática da pasta, apresentou os principais resultados das discussões e deliberações realizadas durante o encontro. A carta lida pelo Coronel Graff, no último sábado (23), reforçou o compromisso das regiões Sul e Sudeste com a modernização, integração e fortalecimento das ações de segurança pública.
PEC da Segurança Pública: posicionamento unificado
Um dos temas centrais foi a análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. Após debates envolvendo cerca de 60 profissionais da área, a Câmara concluiu que a PEC, em sua forma atual, prejudica a autonomia dos Estados e prejudica a agilidade no atendimento às demandas locais. Ficou deliberado que os Estados do Cosud vão apresentar uma proposta substitutiva, construída com a contribuição de grupos temáticos das Polícias Militares, Civis, Científicas, Penais, Corpos de Bombeiros e Secretarias de Segurança Pública de cada Estado.
“Somos contrários a qualquer proposta que reduza a capacidade dos Estados de agir de forma eficiente e ágil. Nossa contribuição será pautada pela justiça e adequação às necessidades regionais”, enfatizou o Secretário.
Gabinete Integrado de Inteligência
O segundo ponto destacado foi a vinculação do Gabinete Integrado de Inteligência, ao Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública do Cosud, que teve o Regimento Interno aprovado e a diretoria eleita durante o evento.
Além disso, foi anunciada a criação do Infosud, uma plataforma para integrar os dados de segurança pública, justiça, fiscalização e controle. Baseado no modelo do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) de Santa Catarina, o Infosud deve elevar a eficiência na atuação policial e na tomada de decisões estratégicas em todas as regiões.
Integração de Sistemas Multibiométricos
Outra iniciativa promissora apresentada foi a integração dos sistemas periciais multibiométricos dos estados do Cosud. O projeto prevê a criação de um comitê gestor, que terá a responsabilidade de definir a configuração, a estrutura e os membros de cada Estado, além de estabelecer diretrizes e um cronograma de trabalho. Uma integração com o uso de tecnologia e inovação para combater o crime de maneira mais eficaz, criando um ambiente de colaboração técnica.
A perita-geral Andressa Boer Fronza destacou que, com a escolha do tema pelo governador Jorginho Mello, as perícias oficiais poderão atuar de maneira ainda mais coordenada. “Dessa forma, vamos conseguir ter investigações cada vez mais robustas, entregar ainda mais autorias e prender cada vez mais criminosos”, afirmou a perita, sobre o impacto positivo da iniciativa para a segurança pública.
“A Câmara Temática de Segurança Pública reafirma o compromisso com a construção de soluções conjuntas que fortalecerão os Estados e protegerão nossa população. Seguiremos em frente, pautados pela cooperação e pela eficiência”, concluiu o Secretário, Coronel Graff.
(Fotos: Ricardo Trida)