Operação Força Total resulta na apreensão de mais de meia tonelada de entorpecentes em SC

Durante todo o dia desta quinta-feira, 25, foi deflagrada em todos os Estados do país a 5ª edição da operação Força Total – Polícias Militares a serviço do Brasil. Em Santa Catarina, a Polícia Militar (PMSC) prendeu 32 pessoas e apreendeu 639 kg de entorpecentes que circulavam ilegalmente.

Entre as ações da operação, a PMSC fortaleceu as ações integradas entre as Polícias Militares por meio de operações coordenadas, trabalhou ostensivamente para coibir a atividade criminosa, especialmente os ilícitos contra a vida, os relacionados contra o patrimônio, o tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo, além da captura de foragidos da Justiça.

Em Santa Catarina o resultado foi divulgado na tarde desta sexta-feira, 26, onde foram 6.872 pessoas abordadas e 7.045 veículos fiscalizados, resultando em 32 prisões em flagrante, 23 termos circunstanciados e 23 mandados de prisão cumpridos.

Além disto, a ação resultou na apreensão de quatro armas de fogo e 639 quilos de entorpecentes. Os trabalhos também registraram a recuperação de nove veículos, autuação de 1.549 veículos e 162 apreendidos.

Uma das ocorrências em destaque foi a apreensão de 632 quilos de maconha na Rodovia SC 467, no município de Ouro. Durante uma apreensão integrada entre a PMSC, por meio do Comando de Polícia Militar Rodoviária (CPMRv) e a Polícia Rodoviária Federal, um veículo foi abordado com placas clonadas, com registro de roubo, e o motorista detido transportando o entorpecente.

Já na Capital, em Florianópolis, um homem foi preso em flagrante após ser abordado com uma pistola calibre 9 mm, com um carregador e 13 munições, além da apreensão de 1,6 kg de cocaína, 48 gramas de maconha, cinco gramas de crack, balanças de precisão, celulares e anotações referentes ao comércio dos entorpecentes.

As atividades fazem parte de uma operação planejada pelo Conselho Nacional do Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG-PM), com foco na atuação da prevenção qualificada contra o crime, por meio de abordagens, barreiras de trânsito e policiamento ostensivo.

(Fonte: Polícia Militar de SC)