SSP/SC

Operação da Polícia Civil indicia 40 pessoas por esquema estruturado de Farra do Boi em Governador Celso Ramos

Foto: Divulgação / PCSC

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção Animal (DPA), concluiu uma das mais extensas investigações sobre a prática de Farra do Boi no estado, resultando no indiciamento de 40 homens pelos crimes de maus-tratos a animais e associação criminosa. O inquérito é fruto de um trabalho de inteligência que superou o anonimato desses eventos e a dificuldade de acesso aos locais das ocorrências em Governador Celso Ramos.

Diferente das abordagens convencionais, que costumavam responsabilizar apenas quem era flagrado no momento do ato, a Polícia Civil estruturou a investigação para identificar toda a cadeia logística. Ao longo de mais de um ano, foram analisadas imagens e realizadas quebras de sigilo de dados telefônicos e telemáticos, fundamentais para vincular 22 episódios ilícitos, alguns sem registro formal prévio, e individualizar a conduta dos envolvidos.

O uso da tecnologia permitiu que os investigadores chegassem aos organizadores, financiadores, transportadores e vendedores dos bovinos. A investigação revelou a existência de grupos organizados para a arrecadação de valores (as chamadas “vaquinhas”), destinados tanto à compra dos animais quanto ao pagamento de advogados e de multas administrativas aplicadas aos participantes abordados anteriormente.

A configuração de associação criminosa foi reforçada pela repetição de nomes na articulação de aquisição e transporte do animal, com rateio de valores até mesmo de prejuízos, demonstrando uma divisão de tarefas estruturada.

A Polícia Civil reitera que a Farra do Boi não é cultura, mas tortura, representando um retrocesso ético. Os indiciados respondem agora perante o Ministério Público e o Poder Judiciário. As penas para o crime de maus-tratos, somadas às de associação criminosa, podem chegar a quatro anos de prisão, além de multas que, na esfera administrativa, variam entre R$ 10 mil para participantes e R$ 20 mil para organizadores de cada ocorrência.

(Fonte – Polícia Civil de Santa Catarina)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support