SSP/SC

DPCAMI de Canoinhas deflagra operação ”RESPECTUS” em combate à pedofilia e à violência doméstica

(Fotos: Divulgação SSP)

Na quarta-feira (24), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Canoinhas, deflagrou a operação “Respectus” nas cidades de Canoinhas e Papanduva.  O foco das diligências coordenadas pela unidade especializada foi o combate às ocorrências graves de abuso sexual infantil (pedofilia) e de violência doméstica contra a mulher. Foram cumpridas nove ordens judiciais cautelares de prisão preventiva, busca e apreensão e quebra de sigilo telefônico e telemático.

Dentre as investigações de que decorreram os mandados, há um caso de estupro de vulnerável praticado por um professor contra uma criança que era sua aluna, outro em que o preso teria agredido sua ex-companheira com uma barra de ferro além de descumprir as medidas protetivas de urgência que estavam em vigor.

Há ainda uma apuração de pornografia de vingança (revenge porn) e de desrespeito a ordem de afastamento, no qual o agressor ciente de estar cometendo um crime ao desobedecê, desdenhou das instituições de segurança pública ao afirmar expressamente que a vítima poderia mandar até a Polícia Civil em sua residência que não existia qualquer receio e as violências continuariam.

Sete dispositivos eletrônicos e de informática foram apreendidos e passaram por perícia. Quatro homens foram presos e encaminhados ao Presídio Regional de Canoinhas e permanecem à disposição da Justiça.

A operação, que já é considerada a maior com essa temática na região, contou com o respaldo do Poder Judiciário e do MPSC local e apoio operacional das unidades DIC, DPCo, NOC e PCI de Canoinhas, DPMu de Major Vieira e DPCo de Papanduva.

(Fonte: Polícia Civil de Santa Catarina)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support