“Dia D” de vacinação contra a gripe é realizado no complexo da Secretaria de Segurança Pública
(Fotos: Divulgação SSP)
Nesta quinta-feira, 25, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) realizou o “Dia D” da campanha de vacinação contra a gripe em sua sede, no Centro Administrativo da Segurança Pública Delegada de Polícia Lúcia Maria Stefanovich, em Florianópolis.
A iniciativa faz parte da mobilização em torno das ações na área realizadas pelo governo do Estado e a Saúde contra a gripe no Estado e teve parceria com a Prefeitura de Florianópolis. Além da vacina que previne os principais vírus influenza presentes no Brasil, a ação também ofertou outras vacinas disponíveis no calendário.
Nesta etapa, o “Dia D” no complexo da Segurança Pública abrangeu os servidores das Forças de Segurança — SSP, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica, conforme prevê a classificação dos grupos prioritários. Em uma outra etapa, deverão ser contemplados também demais funcionários de acordo com a divulgação feita pelo calendário nacional.
A Campanha de Vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio em todo o estado para a população dos grupos prioritários. Importante destacar que quanto antes a vacina for aplicada, antes a pessoa estará protegida da doença.
De acordo com a Saúde, os grupos prioritários da Campanha de Vacinação contra a gripe são:
* Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
* Trabalhadores da saúde;
* Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto);
* Professores do ensino básico e superior;
* Povos indígenas e quilombolas;
* Idosos com 60 anos ou mais de idade;
* Pessoas em situação de rua;
* Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
* Profissionais das Forças Armadas;
* Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
* Pessoas com deficiência permanente;
* Caminhoneiros;
* Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
* Trabalhadores Portuários;
* População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.