SSP/SC

Litoral Norte de SC tem incremento de guarda-vidas

Na manhã desta quarta-feira, 11, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) formou mais 49 Guarda-Vidas Civis para atuar nas cidades de Itajaí, Navegantes, Penha e Piçarras. Eles irão trabalhar ao longo da alta temporada do Estação Verão que inicia na próxima segunda-feira, 16. Ainda houve a formatura de 15 alunos da primeira turma do projeto Jovem Guarda-Vidas, que ao longo do curso foram capacitados para agir de maneira preventiva em situações de risco em ambientes aquáticos.

Todos os anos, o CBMSC capacita pessoas da comunidade para trabalharem como Guarda-Vidas Civis Voluntários no litoral, nas lagoas e represas do estado. As aulas práticas do curso na região ocorreram nas praias de Itajaí e na piscina do 7º Batalhão de Bombeiro Militar (7ºBBM). Nas aulas teóricas foram abordadas disciplinas como a recuperação de afogados, noções sobre o ambiente marinho, técnicas básicas e avançadas de salvamento aquático, legislação do tráfego marítimo além de um intenso treinamento físico.

O projeto Jovem Guarda-Vidas orienta os jovens sobre o uso seguro das praias e outros locais aquáticos de lazer, incentivando a convivência harmoniosa entre as pessoas e o meio ambiente, contribuindo, dessa forma, para uma sociedade mais segura e promovendo o exercício pleno da cidadania.

A solenidade ocorreu na Praia Brava, e contou com a presença de autoridades como o ex-comandante geral do CBMSC, Coronel Onir Mocellin, comandante do 7°BBM, tenente-coronel George De Vargas Ferreira e o Secretário de Segurança Pública municipal, Sr. Marcelo Szynkaruk.

Ao todo estão em formação no estado cerca de 1800 Guarda-Civis Voluntários que atuarão em 411 postos. A alta temporada segue até 9 de março.  

(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support