Jogos da Integração da Segurança Pública chega à 5ª edição com quase 500 participantes em Itajaí

Em 2021, em meio aos desafios provocados pela pandemia de Coronavírus, um policial civil de Itajaí teve a ideia de criar um evento esportivo voltado a promover saúde física e mental aos colegas da segurança pública. Assim, nasceu o JINSEP – Jogos da Integração da Segurança Pública de Santa Catarina, que, neste ano, chega à sua 5ª edição com recorde de participações.
Foram inscritos 489 atletas, de nove instituições de segurança, que competiram em mais de dez modalidades esportivas ao longo desse fim de semana. O evento foi realizado na sede da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Itajaí (ASPMI), com a presença de agentes das Polícias Civil, Militar, Científica, Penal e Rodoviária Federal, além de agentes de trânsito, guardas municipais da região, e do Corpo de Bombeiros Militar, que se sagrou o grande campeão dessa edição.
Neste ano, a cerimônia de abertura, realizada na última sexta-feira, 19, contou, pela primeira vez, com a participação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), representada pelo secretário, coronel Flávio Rogério Pereira Graff. Antes de declarar oficialmente aberta a 5ª edição do JINSEP, o chefe da SSP-SC reconheceu o empenho dos organizadores na concretização dos jogos, enaltecendo a grandeza do evento e sua importância para a promoção da integração e da saúde física e mental dos agentes de segurança.
“Em nome da Segurança Pública, parabenizo os idealizadores deste projeto exitoso, assim como os nossos patrocinadores e apoiadores. O governador Jorginho Mello pediu que eu deixasse aqui um fraterno abraço a todos, agradecendo pelo trabalho que efetivamente faz de Santa Catarina o Estado mais seguro do País. Os verdadeiros heróis da nossa sociedade não usam fantasias, usam fardas e uniformes, e esses são vocês. Meu respeito ao trabalho de cada um dos senhores e das senhoras, que fazem com que nós tenhamos índices tão promissores, fruto da atuação coletiva e integrada”, destacou.

O JINSEP é organizado pela Associação dos Amigos da Polícia Civil de Itajaí (AAPCI) e pela 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Itajaí, sob a coordenação do delegado regional Márcio Luiz Colatto. Desde a 1ª edição, Colatto tem sido um dos grandes entusiastas do projeto idealizado pelo policial civil Ricardo Bauer Constante. O delegado destaca que a edição de 2025 contou com a representação de praticamente todas as instituições de segurança que atuam em Santa Catarina.
“O evento vem reunindo cada vez mais profissionais da segurança pública, de diferentes regiões, em um ambiente de camaradagem e competição saudável. O JINSEP tem como objetivo promover a integração entre as instituições e fortalecer os laços de cooperação que são fundamentais para o sucesso do trabalho em segurança pública no Estado. Para a edição de 2026, a expectativa é contar com a participação de aproximadamente mil atletas, incluindo novas instituições, como a Defesa Civil, o SAMU e a Polícia Federal”, ressaltou Colatto.

Também participaram da cerimônia de abertura do JINSEP: o vice-prefeito de Itajaí, Rubens Angioletti; o presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Fernando Pegorini; o comandante do Batalhão da Polícia Militar de Itajaí, tenente-coronel PM Ciro Adriano da Silva; o comandante do Batalhão da Polícia Militar de Balneário Camboriú, tenente-coronel PM Rafael Vicente; o comandante interino do 3º Comando Regional de Polícia Militar, tenente-coronel PM Evandro Fior da Cruz; e o comandante do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí, tenente-coronel BM George de Vargas Ferreira.

Bombeiros Militares de Itajaí conquistam 1º lugar geral
Foram três dias de competições, com mais de dez modalidades esportivas disputadas entre as equipes, além de atrações musicais e momentos de confraternização. Houve disputas para todos os gostos, como as modalidades coletivas — futebol suíço, voleibol, futevôlei e até o cabo de guerra. Também tiveram destaque as provas individuais, como tiro de precisão e corrida. Vale mencionar, ainda, as tradicionais competições de salão, como sinuca, dominó, canastra e pebolim.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) de Itajaí conquistou o título de campeão geral, seguido pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, que ficaram com a segunda e a terceira colocações, respectivamente. Neste ano, além das cidades da macrorregião de Itajaí, também participaram equipes de Joinville e Blumenau, consolidando o evento como um dos mais importantes para promover a integração e fortalecer os laços de amizade entre os servidores.
(Fotos: Divulgação SSP)
Rafael Pereira Cardoso
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Contato: (48)3665-8393 | imprensa@ssp.sc.gov.br