SSP/SC

Integrante do CBMSC participa da Conferência Mundial de Prevenção de Afogamentos

Na última segunda-feira, 17, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi representado na Conferência Mundial de Prevenção a Afogamentos (World Conference on Drowning Prevention – WCDP), maior evento científico voltado a estratégias de prevenção de afogamentos.

O evento, organizado pela Federação Internacional de Salvamento Aquático (International Life Saving Federation – ILS), com o aval e apoio da Organização Mundial de Saúde, aconteceu entre os dias 21 e 23 de novembro, na cidade de Sharm El Sheikh, no Egito, contando com a participação de mais de 600 pessoas, representando cerca de 50 países. 

As plenárias, workshops e apresentações de trabalhos científicos foram apresentadas verbalmente e em pôsteres, divididas em temas diversos envolvendo política, prevenção, resgate, natação, pesquisa, desastres e área médica (primeiros socorros).

O CBMSC foi representado pelo capitão Rafael Manoel José, comandante do quartel em Barra Velha, que apresentou material extraído de dissertação de mestrado em Oceanografia e construído com a participação do professor doutor Pedro de Souza Pereira, com o tema “Riscos Associados a Afogamentos Fatais Não Intencionais em Ambientes Límnicos no Estado de Santa Catarina: um Estudo de Caso nas Regiões Hidrográficas da Baixada Norte e do Vale do Itajaí”.

O oficial também apresentou informações em um pôster com o título: “Desenvolvimento de Habilidades Aquáticas e Prevenção de Afogamentos por meio de Programas Institucionais do CBMSC”, construído com a participação de outros Guarda-vidas Bombeiros Militares e Guarda-vidas Civis Voluntários (GVCs) de Santa Catarina.

O militar destacou a importância de estar no cenário que reuniu pesquisadores mundialmente renomados da área. “O WCDP reúne novas tecnologias, equipamentos e propósitos voltados à evolução de estratégias de preservação de vida em meio aos ambientes aquáticos em âmbito global. Assim, o evento é uma oportunidade de avançar ainda mais com o que já vem sendo feito no estado de Santa Catarina, de onde saem grandes referências em salvamento aquático para o Brasil e o mundo”, relata o capitão.

Além do capitão Manoel, bombeiros militares brasileiros e pesquisadores da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), participaram da WCDP. 

(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support