SSP/SC

Governador Jorginho Mello assina licitação para a construção da nova delegacia de Capinzal

Fotos: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

O governador Jorginho Mello assinou nesta sexta-feira (24) a autorização para dar início à licitação da obra da nova Delegacia de Polícia de Capinzal. No ato, que contou com a presença do delegado-geral da PCSC, Ulisses Gabriel, também foi inaugurada a Sala Lilás, importante equipamento para defesa e proteção de mulheres vítimas de violência doméstica.

O novo prédio que será construído para receber a Delegacia de Polícia de Capinzal vai suprir todas as demandas identificadas pelas equipes e a ampliação do espaço para atendimento ao público, deverá proporcionar instalações dignas e arejadas com maior segurança e acessibilidade. O valor do investimento feito pelo Governo do Estado é no valor de R$ 3 milhões.

O governador Jorginho Mello explica como o investimento de uma nova delegacia para o município, irá entregar uma estrutura mais equipada para a polícia civil de capinzal. “Por isso que somos o estado mais seguro do Brasil, investimos em todas as nossas forças de segurança pública. Assino aqui hoje a licitação para iniciar a construção da nova delegacia e aprimorar a segurança de Capinzal”.

“Estaremos melhorando a estrutura da nossa Polícia Civil, será um trabalho feito por diversas mãos. O município é parceiro do governo do estado, iremos ceder o terreno do município para haver uma nova delegacia para a nossa população”, enfatiza o prefeito de capinzal, Nilvo Dorini.

O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, enfatiza a atenção e o cuidado que o governador vem apresentando para todas as forças de segurança pública do estado. “O nosso governador tem rodado todo o estado realizando entregas a segurança pública e mantendo o nosso estado o mais seguro do país. Estamos tendo um grande investimento na segurança pública, antes nunca visto na história de Santa Catarina e temos um governador que se preocupa não só apenas com a nossa Polícia Civil, mas com todas as forças de segurança pública”.

A Delegacia da Comarca de Capinzal também recebe a partir desta sexta-feira o novo delegado de Polícia, Eduardo Pedrini. Ele ingressou na PCSC em 2019, iniciando suas atividades em São Joaquim. Em 2023 foi designado para atuar na 2ª DP de Lages e, agora, passa a atuar em Capinzal.

“Vim de Lages para me inteirar de como os processos são feitos aqui em capinzal. Espero entregar um trabalho de excelência, ao qual foi me confiado pelo governador Jorginho Mello e pelo delegado Ulisses”, disse Eduardo Pedrini.

Sala Lilás
Dentre os inúmeros serviços prestados pela Polícia Civil em Capinzal merece destaque o atendimento especializado às vítimas de violência doméstica. Por isso, a atual delegacia destinou uma área para a instalação da Sala Lilás, espaço para acolher mulheres vítimas de violência. Localizada no atual prédio da delegacia, a Sala Lilás é um espaço criado para prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres que sofreram violência física e sexual, evitando que a vítima fique exposta na delegacia.

A arquitetura da sala contempla uma necessidade básica da vítima de violência: o acolhimento e a garantia de segurança. Como muitas vezes a mãe chega à unidade policial, acompanhada dos filhos, a sala tem uma brinquedoteca, área reservada para receber criança. Equipado com biblioteca, jogos e brinquedos, a espaço traz conforto para a criança enquanto a mãe faz o seu relato à autoridade policial.

Esta é a 30ª Sala lilás inaugurada em Santa Catarina. O espaço, entregue formalmente nesta sexta-feira, 24, à comunidade já está em atividade desde junho do ano passado. Neste período já foram realizados mais de 100 atendimentos de casos de violência envolvendo mulheres, idosos, crianças e adolescentes.

A proteção às mulheres vítimas de violência é uma diretriz do governador Jorginho Mello que sempre destaca a importância da atuação conjunta de todas as forças de segurança – cada uma dentro de sua competência – para dar celeridade no atendimento e garantir a proteção de qualquer pessoa que seja vítima de violência. A Polícia Civil de Santa Catarina , assim como a Polícia Militar, Polícia Científica e o Corpo de Bombeiros Militar têm programas voltados para proteger e fortalecer as mulheres vítimas de algum tipo de violência.

Desde que assumiu o comando do estado de Santa Catarina, o governador Jorginho Mello tem atuado fortemente na modernização de todas as forças de segurança, com aquisição de viaturas, computadores, softwares entre outros. Apenas na Polícia Civil foram entregues 281 viaturas, mais de 800 estações de trabalho, além de drones e softwares. “A integração das forças de segurança – cada uma atuando dentro de suas competências legais, de forma articulada e transparente é a responsável por termos o estado mais seguro do Brasil”, assinalou o governador.

(Fonte: Polícia Civil de SC)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support