SSP/SC

Forças estaduais de segurança e Polícia Federal reforçam parceria para atuação integrada em Santa Catarina

Representantes dos órgãos de segurança do Estado estiveram, na tarde desta quinta-feira, 5, na sede da Polícia Federal (PF), em Florianópolis, a convite do delegado Edson Geraldo de Souza, atual superintendente da instituição em Santa Catarina. A visita ao dirigente recém-empossado foi marcada pelo fortalecimento do compromisso em prol da atuação integrada entre as instituições, diante dos desafios que envolvem a segurança pública, especialmente no enfrentamento ao crime organizado.

O delegado Edson de Souza agradeceu a presença dos líderes das forças de segurança e elogiou o trabalho de excelência que vem garantindo resultados expressivos no combate à criminalidade no Estado. Ele também destacou que o foco da instituição federal em Santa Catarina será intensificado na descapitalização de grandes organizações criminosas que atuam no território catarinense.

“Não há mais fronteiras para as facções criminosas. Essas organizações não se envolvem em crimes ostensivos, pois não querem chamar atenção. Elas atuam silenciosamente em atividades de lavagem de dinheiro e em crimes financeiros. Por isso, precisamos intensificar esse trabalho”, destacou o delegado federal. Segundo ele, em 2025, Santa Catarina foi o quarto estado brasileiro que mais apreendeu ativos dessas organizações, totalizando cerca de R$ 500 milhões.

Foto: Ricardo Trida

O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, agradeceu ao superintendente da Polícia Federal pela disposição em alinhar ações e estratégias conjuntas. De acordo com Graff, as instituições estaduais e federais de segurança mantêm uma parceria de longa data, que vem se mostrando extremamente proveitosa e relevante para o fortalecimento da segurança pública em Santa Catarina.

“Um dos grandes trunfos de Santa Catarina no combate à criminalidade, que em 2025 e, agora, no mês de janeiro, garantiu resultados inéditos nos últimos 19 anos, é exatamente a capacidade de atuação integrada das Polícias Militar, Civil, Científica e Penal, bem como do Corpo de Bombeiros Militar. Há muito tempo, a parceria com a Polícia Federal engrandece esse trabalho e fortalece ainda mais a condição diferenciada do nosso Estado. Colocamo-nos, desde já, à disposição da Polícia Federal para que possamos continuar trabalhando juntos”, afirmou.

Também participaram do encontro o secretário adjunto da Segurança Pública, coronel Sinval Santos da Silveira Júnior; o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Jofrey Santos da Silva; o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Jefferson de Souza; o perito-geral adjunto da Polícia Científica, Douglas de Oliveira Balen; a secretária de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva; o secretário adjunto de Justiça e Reintegração Social, Leandro Lisboa Ferreira de Melo; e o perito oficial da Polícia Científica, Júlio Freiberger Fernandes.

Foto: Ricardo Trida

Rafael Pereira Cardoso
Assessor de Comunicação

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support