Forças de Segurança de SC levam conhecimentos e experiências de avanços na área em palestras no Summit Cidades 2024
As forças de Segurança de Santa Catarina levaram conhecimento e experiências de suas instituições no Summit Cidades 2024, que começou na segunda-feira, 24, no CentroSul, em Florianópolis. Além de destaque nacional em indicadores criminais, o Estado também possui reconhecimento por avanços, expertise e gestão em temas relacionados à segurança pública e à excelência dos serviços prestados.
Dedicado aos municípios catarinenses, o Summit Cidades 2024 tem participação importante do governo do Estado, por meio de secretarias de Estado e órgãos. O objetivo é debater e difundir pontos relacionados, por exemplo, ao aspecto da governança pública e tecnologia em prol do desenvolvimento das cidades inteligentes.
Os comandos das Polícias Civil, Militar e Científica e integrantes das instituições ministraram palestras ao público formado por representantes de cidades, gestores públicos, empresários, profissionais liberais, prefeitos e vereadores.
Entre os assuntos abordados pelas forças de Segurança de SC, destaque para transformação e atuação digital, apuração e prevenção a crimes cibernéticos, ordem pública, integração e aprimoramento dos modelos de gestão e políticas públicas para reduzir os índices de violência, além da própria importância das corporações policiais para as cidades.
A “Investigação e prevenção de crimes cibernéticos” foi o tema da apresentação realizada pelo delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, na segunda-feira.
“Discutimos várias temáticas atinentes à cibersegurança, em especial à proteção de dados, investigações e todo o investimento do governo de Santa Catarina em ações para combater crimes. Falamos da nossa gerência de Tecnologia e Inovação que tem produzido softwares e desenvolvido sistemas, da nossa gerência de Contrainteligência, da criação do ciberlab que investiga cibercrimes, da nossa delegacia de Defraudações, da criação das Delegacias de Combate a Estelionatos nas três maiores cidades do Estado e da série de ações que estão sendo realizadas”, assinalou o delegado-geral.
O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, discorreu sobre “A Polícia Militar de Santa Catarina: Ordem Pública 5.0”, também na segunda-feira.
“A Polícia Militar de Santa Catarina está dividida em 12 comandos regionais e tem como missão garantir a ausência do medo, o risco real e o sentimento de risco de crime, buscando a paz social. Isso é ordem pública! E, para isso acontecer, estamos buscando a melhoria de todos os processos, administrativos e operacionais, visando a ordem pública 5.0!”, ressaltou o comandante-geral.
Nesta terça-feira, 25, foi a vez da perita-geral da Polícia Científica de Santa Catarina, Andressa Boer Fronza, proferir a palestra com o tema “A importância da Polícia Cientifica para as Cidades”.
“Uma honra participar do Summit Cidades para falar sobre um tema tão crucial: a importância da Polícia Científica para nossas cidades. Desde 01/01/2023 a Polícia Cientifica de SC já emitiu mais de 1 milhão de documentos de identidade e 200 mil laudos periciais. Apresentei informações da Carteira de Identidade Nacional e os benefícios de se ter um sistema de identificação civil seguro e universal como garantia dos direitos fundamentais, além de algumas tecnologias usadas pela PCISC na análise de vestígios relacionados a crimes e a importância de uma perícia eficiente para o aumento da segurança das nossas cidades”, ilustrou a perita-geral.
Secretário de Segurança Pública elogia participação em prol das cidades
“A participação das forças de Segurança é extremamente importante dentro da linha do governador Jorginho Mello, de um governo municipalista, e que valoriza os municípios. Então, apoiamos e colaboramos com o evento contribuindo com a expertise para que os participantes possam repercutir as informações nas suas respectivas cidades”, destaca o secretário-adjunto que responde pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC), coronel Flávio Graff.
A Polícia Civil de SC também ministrou a palestra “Gestão de cidades inteligentes na perspectiva da parceria com a Polícia Civil”, por meio do diretor de Inteligência da PCSC, delegado de polícia Gustavo Madeira da Silveira, da agente de Polícia Civil, Rafaela Amaro Nascimento e da Escrivã de Polícia Civil, Rafaela Giuliani Hahn, e com a apresentação “Inovações da Nova Lei de Licitações no âmbito da Polícia Civil/SC”, com os delegado de polícia Gustavo Oliveira Altemar e Thiago Nogueira e o agente de polícia Estevão Della Rocca.
Nesta quarta-feira, 26, a Polícia Científica de SC também estará no Summit Cidades 2024 com a palestra “Protocolo de DVI”, com o Perito Odontolegista Paulo Eduardo Miamoto Dias.
O evento
O Summit Cidades, que acontece até esta quarta-feira, 26, é uma realização da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), o Consórcio Interfederativo (Cincatarina) e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).
A programação inclui feira de negócios, salas de reunião e coworking, apresentações de cases, workshops, treinamentos e palcos interativos abordando temas como inovação social, mobilidade urbana, segurança pública, educação, planejamento, sustentabilidade, comunicação política, novas legislações,
:: Mais informações sobre o evento aqui
(Fotos: Divulgação Summit Cidades)