Forças de Segurança de Santa Catarina compartilham conhecimento técnico e estratégico com a República Dominicana

Em reunião de aproximadamente cinco horas, os comandos das forças de segurança de Santa Catarina, a pedido do governador Jorginho Mello, e articulado pela secretária de Articulação Nacional Vânia Franco, apresentaram aos comandantes da Força Nacional e Forças Armadas da República Dominicana estratégias e técnicas usadas para que Santa Catarina seja considerada a “melhor Segurança Pública” do país.

Os palestrantes do encontro foram o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina Aurélio José Pelozato, a perita-geral da Polícia Científica Andressa Fronza, o delegado Raphael Giordani, que representou o delegado-geral Ulisses Gabriel, e o tenente-coronel Túlio Tartari Zanin, que representou o coronel Fabiano Bastos, comandante do Corpo de Bombeiros.

Ainda participaram da reunião por Santa Catarina a secretária de Articulação Nacional Vânia Franco, a adjunta da SAN, Lourdes Martini, e o chefe de gabinete do Comando da PM, Emerson Fernandes. Pela República Dominicana estiveram presentes o general Juan Guzmán, o diretor do Departamento de Investigações de Crimes de Alta Técnologia, Coronel Edgar Volques, o diretor de Cooperação e Relações Internacionais, coronel Roberto García, e o capitão de mar e guerra Abel Romero, que é o adido militar das Forças Armadas da República Dominicana, além do Conselheiro Rafael Trinidad, da Embaixada dominicana.

Diferentemente da estrutura brasileira, na República Dominicana não há polícias federal, militar e civil, lá, as atribuições são todas de uma só polícia, a Polícia Nacional.

Durante as palestras, o delegado Raphael Giordani destacou a história da Polícia Civil e a atual estrutura hierárquica e física na Instituição. A períta-geral, Andressa Fronza, mostrou os ganhos do Estado nos últimos dois anos ao adquirir aparelhos que escaneiam projéteis e outros que são capazes de reconhecer digitais e fluídos humanos, como sangue, urina e sêmen, sem a necessidade de utilização de produtos químicos, que possam, de repente, contaminar o local do crime.

O Tenente-coronel dos bombeiros Túlio Zanin falou sobre estratégias e parcerias com guarda-vidas civis. Ele mostrou aos dominicanos quais programas foram utilizados para que Santa Catarina reduzisse drasticamente o número de mortes de banhistas a partir de 1997 até os dias de hoje. Entre eles, a inclusão dos guarda-vidas civis (antes eram todos militares) e cursos preparatórios de salvamento. Em 97 foram registradas 200 mortes de banhistas, hoje o número caiu pela metade, sendo que 20% acontecem na praia.

O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina apresentou dados que, após pesquisa, mostram que Santa Catarina é o Estado mais seguro com 8,6 mortes por 100 mil habitantes (a média nacional é de 24,9). Tem a considerada cidade mais segura do Brasil com até 100 mil habitantes, Jaraguá do Sul, além de ter a capital mais segura do país, Florianópolis.

“Esse intercâmbio é importante, por que não ajudar um país que quer melhorar ainda mais sua capacidade de Segurança? Foi um pedido do nosso governador, os comandantes tanto de Santa Catarina quanto da República Dominicana vieram aqui só para isso, então foi uma reunião proveitosa, tenho certeza de que saímos todos mais completos”, disse a secretária de Articulação Nacional Vânia Franco.

Antes do encerramento da reunião, o subdiretor da Polícia Nacional, Juan Guzmán agradeceu a cooperação, disse que vai repassar as informações obtidas aqui no Brasil ao presidente do país dominicano, parabenizou o Governo catarinense pela estrutura das Polícias e dos Bombeiros e disse que ficou mais fácil entender o motivo pelo qual o estado é referência em Segurança Pública em nosso país.

Essa reunião foi uma continuidade da relação entre República Dominicana e Santa Catarina. Na última semana a embaixadora da República Dominica Patricia Villegas e sua comitiva estiveram no Estado e cumpriram agenda construída junto à Secretaria de Articulação Nacional, e acompanhada pela secretária adjunta Lourdes Martini e a secretária adjunta de Turismo Catiane Seif. Os encontros aconteceram com a vice-governadora Marilisa Boehm, com o secretário de Ciência e Técnologia Marcelo Fett, com o de Segurança Pública, coronel Flávio Graff, na Fapesc, com o presidente Fábio Pinto, na Fecomércio, com o presidente Hélio Dagnoni, e com os secretários municipais de turismo de Florianópolis, Zeca Becker e de Balneário Camboriú , Thiago Velasques.

(Fonte: Secretaria de Articulação Nacional)