SSP/SC

Estado mais seguro do país: como 90% das cidades catarinenses baniram o homicídio em março

Enquanto o Brasil busca alternativas para conter a violência urbana, Santa Catarina consolida um cenário atípico de redução da violência letal. Em março de 2026, o Estado não apenas reduziu o volume de crimes, como registrou cerca de 90% dos municípios sem homicídios, um total de 264 das 295 cidades catarinenses. Ao todo, foram contabilizados 40 homicídios no período, o melhor resultado em quase duas décadas, consolidando um primeiro trimestre de queda histórica.

Os dados de janeiro e fevereiro já indicavam a tendência de queda, com 43 homicídios no primeiro mês do ano e 33 no segundo, ambos os menores registros da série histórica iniciada em 2008.

A taxa de 1,5 homicídio por 100 mil habitantes, mesmo índice alcançado em março de 2022, não é fruto do acaso, mas de um “efeito sanfona” que foi corrigido. Após os picos de 2023 e 2024, a Segurança Pública apertou o cerco com base em um trabalho de inteligência que o secretário Flávio Graff define como “integração institucional”. Na prática, isso significa que a informação circula entre as forças policiais antes mesmo da ocorrência dos crimes.

“O baixo índice de homicídios em território catarinense é uma conquista relevante, que evidencia o trabalho sério e competente das nossas instituições de segurança. A integração dos efetivos e dos setores de inteligência vem proporcionando ações cada vez mais assertivas, tanto na prevenção quanto na repressão de crimes”, afirmou.

A força do interior

O dado mais impressionante para o mês de março não está nas grandes cidades, mas na capilaridade da paz. Apenas 31 municípios registraram mortes violentas no período. Isso significa que, para a ampla maioria da população catarinense, o homicídio é uma realidade estatística distante, cenário que coloca o Estado em conformidade com padrões de segurança de nações desenvolvidas, segundo parâmetros da ONU.

Com uma redução acumulada superior a 30%, o desafio agora é a manutenção dos resultados. A Secretaria de Estado da Segurança Pública já monitora os dados de inteligência para garantir que o mês de abril mantenha a tendência de um trimestre de recordes positivos.

As informações são da Gerência de Estatística e Análise Criminal da Diretoria de Inteligência Estratégica da SSP-SC.

Rafael Pereira Cardoso
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Contato: (48)3665-8393 | imprensa@ssp.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support