SSP/SC

Estado mais seguro do Brasil: Santa Catarina fecha o mês de janeiro de 2026 com reduções recordes em homicídios e roubos

Fotos: Ricardo Trida / SSP

Crimes contra a vida e contra o patrimônio voltam a despencar em Santa Catarina no primeiro mês do ano. O Estado encerrou janeiro com recorde na redução de homicídios, alcançando o melhor resultado dos últimos 19 anos, com 43 crimes registrados. O número representa uma redução de 14% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram contabilizados 50 homicídios. No comparativo com o mês de janeiro de 2016, período em que Santa Catarina registrou o maior volume de homicídios desde o início da série histórica, em 2008, com 91 casos, a queda chega a 56% em uma década.

O governador Jorginho Mello reforçou a excelência das forças policiais no combate à bandidagem, destacando os excelentes resultados alcançados durante a Estação Verão, operação que envolve diversas frentes do Governo do Estado para garantir eficiência nos serviços e amplo atendimento a moradores e visitantes durante a temporada.

“Graças ao trabalho sério e competente das nossas polícias, hoje o cidadão de qualquer lugar do mundo pode vir a Santa Catarina para conhecer suas belezas naturais e sua infraestrutura turística com toda a tranquilidade e segurança que o cidadão de bem merece. Para se ter uma ideia, em janeiro não houve registros de homicídios em 269 municípios catarinenses, cerca de 91% do território. Por isso, volto a dizer que aqui só não se cria bandido; todos os demais cidadãos são muito bem-vindos”, disse.

Os crimes contra o patrimônio também sofreram redução expressiva neste início de ano, com destaque para o indicador de roubo, que registrou queda de 27,1% em comparação com o mês de janeiro de 2025, passando de 512 casos, no ano passado, para 373 ocorrências neste ano. O número surpreende ainda mais quando comparado a janeiro de 2017, ano em que o Estado registrou o resultado mais alto desde o início da atual série histórica, com 1.621 ocorrências. Em nove anos, Santa Catarina reduziu em 77% o volume de roubos no período.

Os dados foram fornecidos pela Gerência de Estatística e Análise Criminal da Diretoria de Inteligência Estratégica da Secretaria da Segurança Pública (SSP-SC).

Crimes envolvendo veículos

Ainda em relação a práticas criminosas contra o patrimônio, o Estado também alcançou queda expressiva nas ocorrências envolvendo veículos automotores. Os crimes de roubo de veículo tiveram diminuição de 42%, com 44 registros, em comparação com 2025, quando foram contabilizados 77 roubos. No comparativo com o primeiro ano da atual gestão, a redução é ainda maior: em 2023, foram registrados 107 roubos de veículos no Estado, caracterizando uma queda de 58,9%.

O crime de furto de veículo apresentou redução de 4,5% em janeiro de 2026, com 536 casos, frente aos 561 registrados em janeiro de 2025. Em comparação com o ano de 2023, a queda chega a 29%, considerando os 755 casos registrados em janeiro daquele ano.

O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, ressalta que os resultados são ainda mais impactantes se considerar que o mês de janeiro concentra um dos maiores volumes de visitantes do ano. Segundo Graff, o desempenho excepcional no combate à criminalidade em Santa Catarina envolve investimentos, planejamento, inteligência e o trabalho integrado das forças de segurança.

“São resultados que, mais uma vez, consolidam Santa Catarina como o estado mais seguro do país. Mesmo com uma população consideravelmente maior em alguns municípios, alcançamos números excepcionais na redução de crimes violentos e dos crimes contra o patrimônio, demonstrando que aqui o combate à criminalidade funciona. Com efetivo, preparo e bons equipamentos, os resultados são os melhores possíveis, proporcionando qualidade de vida e tranquilidade tanto para moradores quanto para turistas”, concluiu.

Rafael Pereira Cardoso
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Contato: (48)3665-8393 | imprensa@ssp.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support