Estação Inverno: Estado reforça efetivo das Forças de Segurança para atender catarinenses e turistas na Serra

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

Com o lançamento da Estação Inverno, o Governo do Estado vem unindo setores estratégicos para fortalecer o turismo e outras atividades também nos dias de frio. Com isso, as Forças de Segurança de SC, integradas pelas polícias Civil, Militar e Científica e Corpo de Bombeiros Militar, criaram estratégias para reforçar a segurança pública nos locais onde há maior fluxo de turistas e moradores nos dias de frio.

Para a operação Estação Inverno, a Polícia Civil de Santa Catarina mobilizou 139 policiais, entre delegados, escrivães, agentes de Polícia e psicólogos policiais que irão atuar em Lages, entre os dias 1º de julho a 5 de agosto. A operação também conta com o reforço de 89 viaturas. Outro ponto de ação da PCSC será em São Joaquim que receberá 21 policiais e conta ainda com o reforço de 19 viaturas. O efetivo dos policiais deslocado para atender essas duas regiões atuará não apenas nas delegacias, mas também em investigações.

De acordo com o delegado-geral da PCSC, Ulisses Gabriel, a Polícia Civil é intensificar suas ações nos locais onde há maior fluxo de turistas, como nas regiões de Lages e São Joaquim. “Nosso objetivo é oferecer um melhor atendimento para o cidadão catarinense que visita a Serra e turistas de outros estados e até de outros países”, assinalou.

O secretário adjunto que responde pela secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), coronel Flávio Graff, disse que a determinação do governador Jorginho Mello é trabalhar para garantir a segurança de todos os catarinenses. “A SSP está envolvida na operação Estação Inverno, onde ela visa exatamente ajudar o nosso Estado como um todo. Santa Catarina, o Estado mais seguro do país e está de braços abertos para receber as pessoas tanto no verão quanto no inverno”, destacou o coronel Flávio Graff.

PMSC

Cerca de mil policiais militares serão empregados para executar policiamento ostensivo geral, auxiliando os turistas nos pontos de maior concentração de pessoas, agindo preventivamente para a manutenção da ordem pública.

A Estação Inverno receberá reforço policial nas cidades e nas rodovias estaduais de acesso às cidades de Lages, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, São Joaquim, Urubici, Itá, Urupema, Praia Grande, Treze Tílias, Rancho Queimado e Campo Alegre. Confira aqui.

CBMSC

Integrado à operação Estação Inverno, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está com atuando na 34º Festa Nacional do Pinhão, que acontece em Lages, e movimenta a região até o dia 2 de junho. O evento estima receber até 30 mil pessoas por dia, o que movimenta as estradas, rede hoteleira, casas de hospedagem, e também pode aumentar a incidência de acidentes relacionados ao frio.

Corpo de Bombeiros também se destaca pelas ações de prevenção e produziu um material especial com dicas e orientações para evitar acidentes de trânsito e domésticos, comuns durante o inverno.

Polícia Científica

A Polícia Científica intensifica sua atuação nas regiões turísticas para lidar com o aumento de pessoas e atividades em decorrência da chegada do frio. As ações são fortalecidas em pontos específicos, como atendimento em locais de crimes e acidentes de trânsito, identificação civil e criminal, e atendimento de medicina legal.

(Fonte: Polícia Civil de SC)