SSP/SC

Em Criciúma, mais de 1 milhão de ações de prevenção são realizadas na alta temporada da estação verão

Com a pós-temporada, o número de guarda-vidas é reduzido gradativamente

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) concluiu no último domingo (9), a temporada da Operação Estação Verão 2024/2025. Durante os 83 dias da temporada, entre 16 de dezembro e 9 de março, o 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) registrou mais de 1,6 milhão de ações preventivas nas cinco praias que fazem parte da circunscrição: Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Morro dos Conventos e Passo de Torres. Essa é a maior operação do CBMSC, exigindo planejamento estratégico e organização para garantir resultados positivos. 

Na região atendida pelo 4º BBM, a temporada foi concluída sem registros de mortes por afogamento em áreas guarnecidas. “Além do alto número de prevenções, encerramos mais uma vez a alta temporada sem nenhum óbito por afogamento em área protegida, graças ao trabalho de mais de 200 guarda-vidas, entre militares e civis, que atuaram nos quase 80 postos de forma ininterrupta”, enfatiza o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.

A partir de 10 de março, o CBMSC orienta os banhistas a procurarem os postos ativos de cada praia, que funcionarão até 21 de abril. “Reforçamos que a segurança dos banhistas é sempre nossa prioridade. A Operação Estação Verão conta com um efetivo distribuído estrategicamente, considerando fatores como fluxo de pessoas, histórico de ocorrências e a disponibilidade de Guarda-Vidas Civis. A prevenção e conscientização de cada um são fundamentais para evitar acidentes”, destaca o comandante Henrique. 

Programa Golfinho nas praias

Um dos destaques da Operação Estação Verão é o Programa Golfinho, iniciativa do CBMSC voltada à conscientização de crianças sobre segurança em ambientes aquáticos. Nesta temporada, foram formadas 1.518 crianças apenas nas praias atendidas pelo 4º BBM, totalizando 20 edições do programa. O objetivo é ensinar, de forma lúdica, atitudes preventivas e incentivar os participantes a disseminar esse conhecimento em seu meio social.

Lavínia, uma das participantes do programa na praia do Morro dos Conventos, teve a experiência acompanhada de perto por seus pais. “Achei incríveis as dinâmicas aplicadas pelos guarda-vidas. Eles foram divertidos, engajaram todas as crianças e tornaram cada momento ainda mais especial. A Lavínia ficou encantada e se sentiu orgulhosa em poder participar”, destaca Lilian Venâncio, mãe da pequena Lavínia.

Com a missão de educar e prevenir, o Programa Golfinho reforça o compromisso do CBMSC em promover a segurança nas praias e formar cidadãos mais conscientes sobre os riscos do meio aquático. “É gratificante ver o impacto positivo desse programa na comunidade e como ele fortalece os laços entre os bombeiros e a sociedade. A formação desses golfinhos representa um investimento na segurança e no futuro das próximas gerações”, conclui o tenente-coronel Henrique.

A Operação Estação Verão ocorre em três etapas: pré-temporada, temporada e pós-temporada. Com a redução da demanda, inicia-se a pós-temporada, período em que apenas os postos centrais de cada praia permanecem ativos.

Para saber quais postos guarda-vidas estão ativados, basta acessar o aplicativo CBMSC Cidadão. Os postos com bandeira verde indicam que há guarda-vidas no local e que a praia apresenta baixo risco de afogamento; a bandeira vermelha indica alto risco de afogamento e a amarela médio risco. Apenas onde houver a bandeira preta, o posto está desativado. 

(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support