SSP/SC

Em Brasília, SC acompanha lançamento do projeto voltado à saúde mental dos profissionais da Segurança Pública

Em Brasília, o secretário-adjunto que responde pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC), coronel Flávio Graff, acompanhou nesta terça-feira, 28, o lançamento do projeto Escuta Susp (Sistema Único de Segurança Pública) voltado à saúde dos profissionais da Segurança Pública.

Por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) elaborou a iniciativa para fornecer assistência psicológica especializada aos profissionais das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e de institutos oficiais de perícia criminal.

Já na segunda-feira, 27, também em Brasília, novas regras e diretrizes do Fundo Nacional de Segurança Pública foram apresentadas aos secretários estaduais da Segurança Pública pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Santa Catarina está executando projetos para o Fundo Nacional de Segurança Pública, seguindo diretrizes do governador Jorginho Mello de manter e melhorar ainda mais as condições do Estado catarinense, que é apontado como o mais seguro do Brasil.

De acordo com o secretário Flávio Graff, o cuidado com as pessoas, a valorização dos profissionais da segurança pública e os investimentos em equipamentos para as forças de Segurança são prioridades do governador Jorginho Mello.

“Estamos buscando transformar esses recursos em equipamentos e viaturas, armamentos, munições, para que os policiais militares, policiais civis e policiais científicos e o Corpo de Bombeiros Militar possam ter uma condição melhor para estar garantindo a ordem e a segurança pública no nosso Estado”, reforçou o secretário.

Também nesta terça-feira, o MJSP lançou novas diretrizes sobre a utilização de câmeras corporais por órgãos de segurança pública do País.

Escuta Susp

Segundo divulgou o Ministério da Justiça e Segurança Pública, neste primeiro momento, a agenda do projeto Escuta Susp para atendimento psicológico on-line aos profissionais da Segurança Pública será aberta no Distrito Federal e nos estados de Minas Gerais, Sergipe e Rio Grande do Norte.

Ainda, de acordo com o MJSP, nos demais estados da federação as consultas vão começar em janeiro de 2025. O Escuta Susp foi elaborado em parceria pelo ministério com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), referência em prevenção ao suicídio.

(Fotos: Divulgação)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support